segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pesquisadores se vestem de panda para cuidar dos animais sem que eles vejam o rosto humano

panda1
Olhe atentamente para as fotos e você vai perceber que só há um panda de verdade nelas. O maior e mais esquisito se trata de um pesquisador vestido de panda. Mas isso não tem nada a ver com uma festa a fantasia ou um gosto extravagante, e sim com o objetivo de minimizar o efeito do contato do filhote de panda com os seres humanos antes de devolvê-lo a natureza.
As fotos foram tiradas em Sichuan, uma província da China, onde os pesquisadores estão se utilizando de disfarces inteligentes para evitar que os pandas nascidos em cativeiro tenham contato com os seres humanos. Como existem apenas alguns milhares de pandas na natureza, todas as precauções devem ser tomadas para devolver com sucesso os filhotes que nasceram em cativeiro para a natureza. A ideia de se vestir de panda e evitar o contato com os filhotes, surgiu depois do fracasso nas primeiras tentativas de introdução na natureza
Em 2006 em uma tentativa de introduzir um filhote macho nascido em cativeiro, o resultado obtido foi desastroso. Os irmãos que nasceram livres o rejeitaram e o mataram. Foi aí que surgiu a ideia das fantasias de panda. Se o bebê panda é ensinado a se associar apenas com pandas, talvez ele irá desenvolver as habilidades sociais que necessita para se adaptar à vida selvagem.
panda1
Um pesquisador vestido de panda coloca um filhote de panda em uma caixa antes de fazer exames
 de rotina no Centro de Pesquisa e Conservação Hetaoping para o Panda Gigante. O filhote tem 4 meses e
está sendo treinado para reintrodução na natureza, é monitorado por câmeras escondidas. Foto: globalaninal
Qualquer tentativa de aumentar a população selvagem de pandas é válida. Os pandas se alimentam principalmente de brotos de bambu e de folhas. Os principais fatores que tem contribuído para que essa espécie entre em extinção são às mudanças climáticas, desmatamento e queimada dessa maneira destruindo seu do habitat  natural dessa e de outras espécies de animais. Além disso o urso-panda está em processo de extinção porque essa espécie possui baixa natalidade e alta mortalidade infantil. Por essas e outras razões ONGs  e o governo chinês, além dos pesquisadores, vem unindo forças para ajudar os pandas a continuarem vivendo e se reproduzindo.
panda2
O pesquisador carrega o filhote de panda em uma caixa antes dos exames. O filhote nunca viu
um rosto humano!  Foto: globalanimal
panda3
Pesquisadores vestidos em trajes panda verificam a temperatura corporal do bebê panda durante os
exames. Foto: globalanimal
panda4
O filhote está sendo devolvido para o abrigo. Foto: globalanimal
Fonte: globalanimal via diário de biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário