quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

InterTV Cabugi visita Jardim do Seridó e faz matéria sobre o abastecimento d’água

Gerente regional da CAERN em Caicó, José Nilson sendo entrevistado pela
repórter Sara Cardoso (Foto: Josimário Nunes)
Uma equipe da InterTV Cabugi percorreu a Zona Rural e Urbana de Jardim do Seridó nesta terça-feira (4), para mostrar a situação enfrentada com a escassez d’água e a real eminência do município enfrentar um colapso pela falta do líquido precioso nos seus dois principais reservatórios, o que fez chamar a atenção da emissora e também da imprensa estadual. Na ocasião, a reportagem conversou com algumas pessoas que contaram o momento vivido.
Na comunidade Juazeirinho, a repórter Sara Cardoso conversou com Francisca Inês de Araújo que relatou a situação naquela localidade. “Aqui a água chega através da operação-pipa do Exército, vinda do Boqueirão de Parelhas, mesmo assim, a água já começa a ficar salobra. Estou com 61 anos e nunca tinha visto uma seca tão grande como essa na minha vida. Só Deus pra ter compaixão de nós”, disse a agricultora.
O agricultor, Sebastião Alves da Silva, residente do Sítio São Paulo também foi ouvido. “A situação está muito difícil e se não chover vai ficar pior ainda. Estamos mantendo o gado queimando xique-xique e juntando capim. A água para os animais ainda vem de um poço”, disse. Ele também ratificou que a água do Boqueirão já não está em boa qualidade. “Até camarão a gente já encontrou na água que sai da cisterna”, confirmou.
Sara Cardoso, ainda conversou com o gerente regional da CAERN em Caicó, José Nilson Araújo durante a visita técnica do órgão ao assentamento Catururé. “Estamos realizando uma visita a este local para ver possibilidade de perfuração de poços, haja vista que na Barragem Passagem das Traíras não será viável devido ao pouco nível de profundidade. Porém, aqui será apenas um paliativo, isso devido ao grande teor de ferro existente, sendo impróprio para o consumo humano, mas que servirá para outros afazeres domésticos”, informou.
Por fim, a repórter entrevistou Francinete dos Santos Silva, residente no Bairro Bandeira Branca em Jardim do seridó que mostrou sua preocupação diante desta problemática do abastecimento d’água que já começa a afetar a Zuna Urbana. “Aqui em casa moram quatro pessoas e a água de beber e cozinhar é comprada faz um bom tempo, isso em razão das traíras já está com um mau cheiro e uma coloração verde. Isso sem falar no racionamento”, contou.
A equipe da emissora fez várias imagens da Barragem Passagem das Traíras e do Açude Zangarelhas, que abastecem o município de Jardim do Seridó. Inclusive, os dois juntos oferecem atualmente menos do que 9% de capacidade d’água. Como também, foram feitas algumas filmagens da cidade. A matéria irá ao ar nos próximos dias. A InterTV Cabugi vem percorrendo algumas cidades do Rio Grande do Norte, castigadas pela seca. 
Fonte: Blog A fonte
Galeria de imagens: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário