quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hidrogeologia da CAERN visita Barragem das Traíras e Rio Seridó no Catururé

Técnicos da CAERN no leito do Rio Seridó no assentamento Catururé
Foto: Josimário Nunes
Com o objetivo de realizar uma visita técnica para ver a possibilidade de perfurar poços na bacia hidrográfica da Barragem Passagem das Traíras e no leito do Rio Seridó, a gerência de hidrogeologia da CAERN visitou nesta terça-feira (4), o município de Jardim do Seridó. Na última sexta-feira (31), o Prefeito Padre Jocimar Dantas e o vereador José da Noite estiveram reunidos com o diretor-presidente da CAERN, Yuri Tasso que garantiu a vinda desta equipe.
A visita técnica teve por finalidade estudar as águas subterrâneas, volume, distribuição e a qualidade nesses dois locais sugeridos pelas autoridades jardinenses, como forma de evitar um abastecimento d’agua na cidade feita pela operação carro-pipa do Governo Federal, executado pelo Exército Brasileiro, assim como já ocorre em toda Zona Rural.
A equipe da CAERN estava composta pelos geólogos, João Maria e Ildefonso Barreto; gerente regional em Caicó, José Nilson Araújo e o chefe do escritório local, Radir Azevedo. Ainda acompanhou a comitiva, o vereador José da Noite de Medeiros (PR). Após visitar a Barragem das Traíras, eles já informaram que não há qualquer possibilidade de perfurar poços naquele local, devido ao pequeno nível de profundidade.
Em seguida, a comitiva se dirigiu até o leito do Rio Seridó, localizado no assentamento Catururé, onde já teve poços perfurados em outras épocas de colapso d’água. Como já era esperado, o local é propício para a perfuração de poços. No entanto, devido a uma grande quantidade de ferro encontrado na água, a mesma não servirá para o consumo humano. “A pesar de ser um paliativo, a água desses poços ajudará nos afazeres domésticos”, frisou José da Noite.
Fonte: Blog A Fonte
Galeria de imagens: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário