terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Turistas abraçam coalas para tirar fotos em parques na Austrália

Crianças tiram foto abraçada com coala no parque de Hamilton Island (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Crianças tiram foto abraçada com coala no parque de Hamilton Island (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Coalas cheiram a eucalipto e têm textura de tapete felpudo. Essas são algumas constatações que é possível fazer ao chegar perto desse simpático animal que é um dos símbolos da Austrália.
No Wild Life Hamilton Island – uma espécie de zoológico na ilha de Hamilton, na costa leste do país --, turistas fazem fila para tirar fotos abraçados ao bichinho que parece um pequeno urso, mas na verdade é um marsupial e, assim como os cangurus, carrega seus filhotes em uma bolsa em seu corpo. O estado de Queensland, onde fica a ilha, é um dos poucos a permitir esse tipo de aproximação.
A estrela do “Koala Cuddle” no dia da visita do G1 era Willy, um macho adulto que era colocado no colo dos visitantes pelas cuidadoras do parque e ficou quietinho durante os cliques. A foto é cobrada no final da visita. O parque, que tem também cangurus, cacatuas e outros animais típicos da fauna australiana, serve buffet de café da manhã em um espaço rodeado por árvores às quais se agarram outros coalas.
Menino tira foto abraçado a coala em Hamilton Island (Foto: Flávia Mantovani/G1)Menino tira foto abraçado a coala em Hamilton
Island (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Na maioria das vezes eles estão dormindo – a espécie só fica acordada de duas a seis horas por dia, já que precisa poupar energia para digerir as folhas de eucalipto que compõem a sua dieta e que são fibrosas e cheias de componentes tóxicos. Placas alertam os turistas para que não incomodem os bichos e não usem flash nas fotos que tirarem deles.

Bem-estar animal
Outros lugares que permitem abraçar coalas para tirar fotos são o Lone Pine Koala Sanctuary, em Brisbane, o Kuranda Koala Gardens, em Kuranda, e o Cairns Tropical Zoo, em Cairns.
Os parques negam que a atividade deixe os animais estressados. Eles afirmam que seguem o código de baos práticas sobre o tema do estado de Queensland, que determina que os coalas só podem "trabalhar" até 30 minutos por dia, e não mais de dois dias seguidos. Dizem ainda que possue, uma grande colônia de animais para que nenhum deles fique sobrecarregado.
Segundo os administradores do Cairns Tropical Zoo, pesquisas mostram que a maioria dos coalas criados em cativeiro ficam confortáveis enquanto são tocados e não sofrem impacto  na saúde ou no comportamento.
Assista o vídeo em http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/02/turistas-abracam-coalas-para-tirar-fotos-em-parques-na-australia.html 
Mas em New South Wales, estado onde ficaSydney, a prática é banida desde 1997. No Featherdale Wildlife Park, perto da famosa cidade australiana, o que é permitido é tirar fotos acariciando o animal em um tronco específico do zoológico. Os visitantes podem usar a própria câmera fotográfica, portanto não é preciso pagar pela imagem.
No dia da visita do G1, quem estava no tronco era um macho de dois anos que dormia, indiferente aos cliques e às caras maravilhadas dos turistas.
Na beira da estrada
Em seu habitat natural, os coalas são encontrados especialmente do leste e do sul da Austrália: Queensland, New South Wales, Victoria e South Australia são alguns estados onde eles podem ser vistos nas florestas de eucalipto.
Bebê coala ao lado da mãe em uma das árvores do Parque Nacional Cape Otway (Foto: Flávia Mantovani/G1)Bebê coala ao lado da mãe em uma das árvores
do Parque Nacional Cape Otway
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
Um exemplo é a região do Cape Otway National Park, próxima a Melbourne. Ao passar de carro por lá, basta prestar atenção às árvores na beira da estrada para encontrar adultos e filhotes pendurados, dormindo, mastigando folhas de eucalipto ou se esticando preguiçosamente.
Só existe uma espécie de coala, e ela vive uma média de dez anos quando em seu habitat natural. É proibido mantê-los como animais de estimação.
A perda do habitat devido a incêndios, doenças nos eucaliptos e à ocupação urbana é um grave problema enfrentado por esses animais. A Australian Koala Foundation estima que haja menos de 80 mil exemplares no país – antes da colonização europeia, eram milhões. A entidade também estima que 4 mil coalas sejam mortos a cada ano atropelados por carros ou atacados por cães.
7 INFORMAÇÕES CURIOSAS SOBRE OS COALAS

Turista tira foto com coala no Featherdale Park, perto de Sydney; nessa região não é possível abraçar o bicho, mas dá para tocá-lo levemente para a imagem (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Turista tira foto com coala no Featherdale Park, perto de Sydney; nessa região não é possível abraçar o bicho, mas dá para tocá-lo levemente para a imagem (Foto: Flávia Mantovani/G1)
1) Eles não são ursos

Assim como os cangurus, coalas são marsupiais, ou seja, seus filhotes nascem imaturos e se desenvolvem em uma bolsa no corpo da mãe. Eles começaram a ser chamados de ursos pelos europeus que colonizaram a Austrália e acharam que eles se pareciam a esses animais.
Coala no Featherdale Park, perto de Sydney (Foto: Flávia Mantovani/G1)Coala no Featherdale Park, perto de Sydney
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
2) Comida tóxica

A dieta do coala é composta por folhas de eucalipto, que são tóxicas para a maioria dos mamíferos, mas que eles conseguem digerir graças a adaptações em seu sistema digestivo.
Ainda assim, só absorvem 25% da fibra consumida, e por isso precisam de muita quantidade para se nutrir. Um coala adulto come cerca de meio quilo de folhas por dia.
3) Bêbado, não!

Coalas dormem entre 18 e 22 horas diariamente, pois precisam economizar energia para digerir as folhas de eucalipto, que são fibrosas, tóxicas e pouco nutritivas. Há um mito de que eles dormem muito porque ficam “bêbados” com essa planta, mas ele não tem fundamento.
4) Cada um por si

Coalas são animais solitários e não andam em grupos. Cada um deles visita regularmente um conjunto de árvores, que passa a ser sua casa. Um coala não costuma ir à “casa” de outros, exceto para acasalamento. Os machos adultos têm uma glândula no centro do peito que exala uma substância grudenta e preta que é esfregada nas árvores para demarcar território.
Coala bebê em Hamilton Island (Foto: Flávia Mantovani/G1)Coala filhote em Hamilton Island
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
5) Na bolsa da mãe

As fêmeas normalmente têm um filhote por ano quando jovens e um a cada dois ou três anos quando mais velhas. O filhote nasce com apenas 2 cm, cego, surdo e sem pelos. Ele fica na bolsa por seis a sete meses, bebendo apenas leite materno.
Após sair da bolsa, monta nas costas ou no abdome da mãe e continua retornando à sua bolsa para beber leite até ser grande demais para caber lá dentro.

6) Seletivos
Há mais de 600 variedades de eucalipto, mas os coalas comem apenas algumas poucas, que eles detectam serem mais nutritivas e terem menos toxinas. As demais servem apenas como apoio para eles.

7) Sem sede

Acredita-se que a palavra “coala” significasse “não beber” em uma das línguas aborígenes antigas. Esses animais normalmente não precisam beber água porque obtêm a hidratação das folhas de eucalipto – portanto, só buscam o líquido isolado quando necessário.
Flávia Mantovani
Do G1, em Hamilton Island e em Sydney - a repórter viajou a convite do Tourism Australia

Nenhum comentário:

Postar um comentário