quarta-feira, 7 de maio de 2014

Filha amorteceu queda de colega, diz mãe de brasileira que caiu em circo

Stefany Neves durante uma de suas apresentações (Foto: Divulgação)
Stefany Neves durante uma de suas apresentações
(Foto: Divulgação)
Eliane Neves, mãe de Stefany Neves, uma das três acrobatas brasileiras vítimas de acidente durante apresentação no circo Ringling Brothers and Barnum and Bailey, disse nesta terça-feira (6) ao Jornal Nacional que sua filha amorteceu a queda de outra acrobata, que se apresentava mais acima, de cabeça para baixo.
O acidente aconteceu no domingo (4), em Providence, nos Estados Unidos. Na apresentação, oito artistas formam uma espécie de candelabro ou lustre, suspensos apenas pelos cabelos. Uma plataforma que era elevada e suspendia as artistas caiu, lançando as oito no chão, ferindo um dançarino que estava embaixo. Entre as nove artistas hospitalizadas estão três brasileiras: Dayana Florentino, Widny Neves e Stefany Neves.
“Quando o aparelho desceu a Stefany foi a que bateu no chão primeiro e tudo mais bateu em cima dela. Eu tenho a sensação de que de imediato as meninas não perceberam o que estava acontecendo”, contou Eliane.
“De certa forma, a Stefany conseguiu amortecer a queda dela (bailarina que estava acima, de cabeça para baixo), porque ela seria a única que ia bater de cabeça”, afirmou a mãe.
Stefany Neves, de 19 anos, sofreu fraturas nos dois tornozelos, no fêmur e teve o fígado perfurado por uma costela. A jovem operou o fêmur nesta terça, sendo que já havia passado por duas cirurgias no fígado.
“Com certeza a Stefany vai se recuperar bem”, disse Eliane em Providence.
A colega do alto é Widny Neves, outra brasileira, que quebrou um braço e sofreu uma lesão no pescoço e agora passa bem. "Estamos bem apreensivos (...) e pedindo a Deus de chegar lá e que dê tudo certo", disse sua mãe, Griselda Neves ao Jornal Nacional.

Dayana Costa, também brasileira, foi submetida a uma cirurgia na coluna e se recupera bem. Ela deverá ser operada novamente em uma das mãos.

Investigações
As investigações sobre o acidente se concentram no gancho metálico conhecido como mosquetão que prendia a estrutura onde estavam as artistas a um cabo de aço. O fecho foi encontrado no palco do Dunkin Donuts Center quebrado em três partes. Os técnicos pesquisam se houve defeito de fabricação ou erro humano.

O gancho tem 12 centímetros é o mesmo usado para escaladas de alpinistas para fixas cabos. A peça é projetada para suportar 4.500 kg, um peso oito vezes maior do que o da apresentação, de 680 kg, segundo Paul Doughty, investigador do Corpo de Bombeiros de Providence, em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (5). Segundo o delegado que investiga o caso, Steven Paré, o fecho quebrou na parte sólida, e não no lado que tem uma abertura. O gerente da casa de espetáculos afirmou que a peça pertence ao circo e foi fixada pela equipe do espetáculo.
De acordo com Doughty, o circo tem experiência na instalação e manutenção do equipamento. Os investigadores vão analisar se houve alguma fadiga no material. Segundo a imprensa local, o brasileiro Andrey Medeiros, que é responsável pelo número do circo, foi ouvido pelas autoridades, mas o seu depoimento não foi divulgado. A esposa dele, a búlgara Viktorya Medeiros, é uma das acrobatas que se machucaram no acidente. Ela está internada no Hospital de Rhode Island.
O espetáculo em Providence foi cancelado após o acidente. O circo seguiu para Connecticut, mas não vai apresentar o número das acrobatas presas pelos cabelos.
Do G1
Assista o vídeo em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/stefany-amorteceu-queda-diz-mae-de-brasileira-que-caiu-em-circo-nos-eua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário