terça-feira, 20 de maio de 2014

Casal que viajou pelo rio Parnaíba em barco de garrafas PET chega a Natal

Empresários Renata e Eduardo navegaram em uma embarcação feita de garrafas pet pelo rio Parnaíba, no Piauí, e registraram fotos durante a expedição (Foto: Renata Maia e Eduardo de Carvalho/Arquivo Pessoal)
Empresários navegaram em uma embarcação feita de garrafas pet pelo rio Parnaíba, no Piauí, e registraram fotos durante a expedição (Foto: Renata Maia e Eduardo de Carvalho/Arquivo Pessoal)
Chegou a Natal nesta última quarta-feira (14) o casal que passou uma semana navegando pelo rio Parnaíba, no Piauí, a bordo de um barco feito com garrafas PET. Os empresários Renata Maia e Eduardo Pereira de Carvalho já planejam uma próxima aventura, mas ainda não definiram a data nem o local. Certo mesmo, segundo eles, é que a próxima expedição fará alusão à campanha de conscientização voltada para as comunidades ribeirinhas quanto à importância da prevenção do câncer no colo do útero.
Por sete dias, entre 4 e 11 de maio, os empresários percorreram o rio Parnaíba com a Delta Pet Expedition. A embarcação, licenciada e aprovada pela Marinha do Brasil, foi construída com 1.000 garrafas plásticas. Quinhentas unidades foram utilizadas em cada lado do flutuador.
De acordo com o casal, o barco tem 3,60 metros de comprimento por 1,95 metro de largura. O barco pesa 210 quilos e suporta 420 quilos ou seis pessoas a bordo.
Renata Maia conta que o trajeto foi concluído como planejado, apesar das dificuldades encontradas no meio do caminho. Segundo ela, o percurso foi complicado porque o rio estava muito agitado e o assoreamento fez com que a embarcação encalhasse várias vezes. “Em muitos momentos pensamos em parar, mas acabou dando tudo certo”, comemorou.
Empresários Renata e Eduardo navegaram em uma embarcação feita de garrafas pet pelo rio Parnaíba, no Piauí, e registraram fotos durante a expedição (Foto: Renata Maia e Eduardo de Carvalho/Arquivo Pessoal)Renata e Eduardo orientaram pescadores sobre o
uso de materiais recicláveis (Foto: Renata Maia e
Eduardo de Carvalho/Arquivo pessoal)
Por onde passavam, os dois orientavam as pessoas que moram às margens do afluente quanto ao uso de material reciclado para a preservação do meio ambiente. “Visitamos várias escolas fazendo campanhas neste sentido”, lembrou Renata. A ideia do casal é justamente realizar um trabalho de educação junto à população ribeirinha.
De volta a Natal, onde moram, os dois planejam fazer uma nova aventura. Além de levar os conceitos de educação ambiental e reutilização de material reciclável, a proposta é chamar a atenção das mulheres para os cuidados com o câncer no colo do útero. “Estamos preparando uma embarcação toda cor de rosa para chamar a atenção das pessoas. Deve ficar tudo pronto dentro de duas ou três semanas”, revelou Renata.
Entretanto, ela ressalta que ainda não há uma data prevista para a nova expedição, visto que precisam de dinheiro para arcar com os custos da viagem. “Desta vez, tiramos tudo do nosso bolso. Mas precisamos de um incentivo”.
Barcos para a pesca
Renata Maia é mineira e Eduardo de Carvalho paulista, mas os dois moram em Natal, onde mantêm na capital potiguar a empresa OAK Soluções Ambientais, montada para fabricação dos barcos de PET.
Em 2011, o casal fabricou 60 dessas embarcações para pescadores artesanais de nove municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte. O projeto foi bancado pela Petrobras, como compensação à atividade desenvolvida pela empresa nessas cidades.
Além de confeccionar os barcos, Renata Maia e Eduardo de Carvalho ministraram cursos nas comunidades quanto ao seu uso, manutenção e fabricação. Nove deles foram entregues prontos e os outros 51 foram produzidos durante os cursos.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário