terça-feira, 8 de outubro de 2013

RN tem 11 cursos universitários com nota máxima no Enade

Rio Grande do Norte teve 11 cursos universitários com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC). O exame monitora a qualidade das graduações em todo o país. Foram avaliados estudantes de 95 cursos de ensino superior na área de humanas de universidades, faculdades e centros universitários do estado.
As instituições são avaliadas por totais contínuos, que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.
Receberam nota máxima seis cursos de instituições públicas e cinco de instituições privadas. Na lista dos 11 com nota 5 estão quatro graduações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Direito nos campi Natal e Caicó, Psicologia e Publicidade e Propaganda -, e três da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão (Facex) - Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Financeira.No RN, além dos 11 cursos universitários com nota máxima, 14 obtiveram nota 4. Com nota 3 estão 35 graduações. O Enade classificou como abaixo da média 33 cursos (30 com nota 2 e três com nota 1). Duas graduações ficaram sem nota no exame.

Completam a lista a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com o curso de Direito, a Faculdade Católica Santa Teresinha, onde a graduação em Turismo ofertada em Caicó se destacou, Centro Universitário do Rio Grande do Norte, representada pelo curso de Administração, e a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), que teve a graduação em Ciências Contábeis oferecida no campus Mossoró com nota 5.
A maior nota levando em consideração o total contínuo, com divisão por casas decimais, foi para o curso de Tecnologia em Gestão Financeira, da Facex, seguido pela graduação em Publicidade e Propaganda da UFRN.
Das 15 instituições com nota 4 no Enade, oito são privadas e sete são públicas. Com conceito 3 ficaram 15 instituições públicas e 20 privadas. O Enade ainda apontou 33 cursos abaixo da média, com notas variando entre 1 e 2.
Com nota 2 foram 30 graduações  das quais 26 oferecidas por instituições privadas e quatro por públicas. Levaram 1 como nota os cursos de Direito da Faculdade Estácio de Natal, Ciências Econômicas da UERN no campus Pau dos Ferros e Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Potiguar (UNP) no campus de Mossoró.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário