terça-feira, 1 de outubro de 2013

Planta que produz batatas e tomates ao mesmo tempo [veja o vídeo]

Uma empresa britânica está divulgando umanovidade que pode trazer desconfiança de muita gente: uma planta capaz de produzir tomates e batatas ao mesmo tempo. O apelido é “TomTato” (em inglês: tomato + potato) que mistura as espéciesSolanum lycopersicum e Solanum tuberosum. os responsáveis pelo experimento garantem que os tomates do tipo cereja tem um sabor inigualável e a planta chega a produzir até 500 tomatinhos. As batatas, é claro, crescem no lugar da raiz e também são bastante saborosas.
Na verdade, essa planta maluca é resultado de um enxerto entre pé de batata e um tomateiro usando técnicas tradicionais de enxertarem não muito complicadas, segundos especialistas. Tanto o tomate quanto a batata são vegetais da família Solanaceae  e isso provavelmente favorece para o sucesso do processo. O enxerto consiste em ligar partes de duas plantas, fazendo com que cresçam juntas. Em momento algum acontecem cruzamentos genéticos que dão origem a vegetais híbridos. Como é impossível cruzar tomateiro com um pé de batata, o enxerto consiste de duas plantas diferentes em uma só e não um híbrido.
A grande novidade vem sendo testada a mais de 15 anos, mas só agora produziu batatas e tomates ao mesmo tempo. Pode ser comprada pela internet por cerca de 55 reais e enviada pelo correio.
tomtato7
tomtato6
tomtato5

Fonte: Thompson & Morgan via Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário