quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Outubro Rosa ilumina os monumentos de Brasília e chama a atenção para a prevenção do câncer de mama

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Vários monumentos de Brasília, entre eles, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional (foto), ganham iluminação especial neste mês de outubro. Um dos alertas do Outubro Rosa, iniciativa que ocorre em diferentes cidades pelo mundo, é que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres.


O Movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 90 do século passado e se espalhou pelo mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, nesta terça-feira (1º), o ministério lançou uma campanha de conscientização sobre o tema, como contribuição para as ações do Outubro Rosa. A orientação para as mulheres com mais de 40 anos é fazer o exame clínico uma vez por ano.


 O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) também aderiu à campanha e está com a fachada iluminada por luz rosa.


A cor rosa, segundo o Ministério da saúde, simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário