quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Local onde ficavam Torres Gêmeas tem memorial e prédio de 104 andares

Parentes de vítimas colocam rosas no Memorial de 11 de Setembro (Foto: AP/David Handschuh, Pool)
Rosas colocadas por parentes de vítimas no Memorial de 11 de Setembro (Foto: AP/David Handschuh, Pool)
Mesmo quando era apenas uma cratera com um canteiro de obras no centro, o chamado "Ground Zero", onde ficavam as Torres Gêmeas em Nova York, já vivia cheio de turistas, que queriam ver de perto o palco de uma das maiores tragédias dos Estados Unidos: os ataques que deixaram quase 3 mil mortos em 11 de setembro de 2001.
  •  
Vista aérea do Memorial de 11 de Setembro, em Nova York (Foto: Mark Lennihan/AP Photo)Vista aérea do Memorial
(Foto: Mark Lennihan/AP Photo)
Hoje, o local abriga um complexo de prédios, um memorial e um museu em construção, a ser inaugurado no próximo ano. O arranha-céu One World Trade Center é o mais conhecido dos edifícios do local.
Com  541 metros, ele é considerado o prédio mais alto do hemisfério ocidental,  segundo seus construtores. Essa altura equivale a 1.776 pés, uma homenagem à independência dos EUA, ocorrida em 1.776.
O edifício tem 104 andares, 70 elevadores, 9 escadas rolantes e 279 mil m² de espaço para escritórios. O último andar tem uma viga de aço autografada pelo presidente Barack Obama e por cerca de cem operários.
Memorial

Inaugurado em 2011, o Memorial de 11 de Setembro recebeu mais de 4,5 milhões de visitantes de 170 países em seu primeiro ano – bem mais do que os 3 milhões previstos inicialmente.

A fina queda d’água de dez metros de altura nas laterais dessa piscina é considerada a maior cachoeira artificial da América do Norte.Ele é formado por duas piscinas gigantes cercadas por árvores, localizadas no exato local onde se encontravam as Torres Gêmeas destruídas nos atentados.
No parapeito, estão escritos em bronze os nomes das 2.983 pessoas que morreram nos ataques em Nova York, e dos falecidos no Pentágono e na Pensilvânia no mesmo dia, além dos mortos no primeiro atentado contra o World Trade Center, em 1993.
O acesso ao memorial é gratuito, mas só é permitido mediante reserva para horários específicos (recomenda-se fazer pela internet ou por telefone; nesse caso, paga-se US$ 2 de taxa de conveniência). Informações no site www.911memorial.org.
Bandeiras americanas são colocadas no parapeito com os nomes das vítimas no Memorial de 11 de Setembro (Foto: Reuters/Chris Pedota/Pool )
Bandeiras americanas são colocadas no parapeito de bronze que traz os nomes das vítimas (Foto: Reuters/Chris Pedota/Pool )
No centro, o arranha-céu One World Trade Center, considerado o prédio mais alto do hemisfério ocidental (Foto: Mark Lennihan/AP Photo)
No centro, o arranha-céu One World Trade Center, considerado o prédio mais alto do hemisfério ocidental (Foto: Mark Lennihan/AP Photo)
Memorial de 11 de Setembro (Foto: Reuters/Andrew Burton/Pool)
A piscina e a catarata (Foto: Reuters/Andrew Burton/Pool)
Casal visita o memorial (Foto: Reuters/Justin Lane/Pool )
Casal visita o memorial (Foto: Reuters/Justin Lane/Pool )
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário