terça-feira, 27 de agosto de 2013

Neve chega a 30cm e suspende aulas em São José dos Ausentes

Neve é registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, RS (Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Ausentes)
Neve é registrada em São José dos Ausentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Ausentes)
Em um dos 25 municípios em que foi registrada neve no Rio Grande do Sul, o gelo mudou as paisagens e mudou a rotina. Em algumas regiões de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, a camada de neve chegou a 30cm. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou o fenômeno no local e a mínima de -1,3°C. Por causa do fenômeno, as aulas na cidade foram suspensas nesta terça-feira (27).De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, não nevava tanto em Ausentes há pelo menos 15 anos. Os flocos  caíram sem parar por quase oito horas e se acumularam nas árvores, nos campos e dificultaram até a alimentação dos animais, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV.
"Não tem como o gado pastar, ele só vai bater na grama e estragar. Hoje foi bem atípico, hoje ganhamos de São Joaquim (SC)", brinca o taxista José Morais. A mudança na paisagem transforma até os moradores em turistas. "É muito divertido. Todo mundo quer fazer bola de neve e se divertir", diz a doméstica Elisabeth Gauer.
Neve é registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, RS (Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Ausentes)
Em alguns pontos, neve acumulada chegou a 30cm (Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Ausentes)
Frio afetou todo o Rio Grande do Sul
Também foram registradas temperaturas negativas em Santiago, na Região Central (-0,9°C) e Quaraí, na Fronteira Oeste (-0,7°C). Lagoa Vermelha, no Norte, teve 0°C com sensação térmica de -5°C. Alegrete, na Fronteira Oeste, teve 1,5°C com sensação de -4°C, e Bento Gonçalves, na Serra, registrou 1,5°C com sensação de -3°C.
O Instituto Somar apontou registros de neve em 25 cidades, nas regiões da Serra, nos Campos de Cima da Serra, no Vale do Taquari, no Norte e no Nordeste do estado. Já o Inmet confirmou o fenômeno apenas em cidades onde há estações manuais: Caxias do Sul, na Serra; Lagoa Vermelha, no Norte; Bom Jesus e Cambará, nos Campos de Cima da Serra.
Segundo o instituto, há registros de neve em outras cidades. No entanto, só serão confirmados oficialmente dados de municípios onde há estações manuais. No início da manhã, as estações automáticas não funcionaram devido a uma falha.
Confira as cidades com registros de neve
Antônio Prado
Arvorezinha
Bom Jesus
Cambará do Sul
Canela
Caxias do Sul
Erechim
Farroupilha
Flores da Cunha
Fontoura Xavier
Gramado
Ibiraiaras
Ibirubá
Ipê
Itapucá
Lagoa Vermelha
Nova Pádua
Nova Prata
Parai
Sananduva
São Francisco de Paula
São Marcos
Vacaria
Veranópolis

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário