terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Casal celebra 70 anos de união



Um casal de idosos de Santo Antônio das Missões, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, comemorou as bodas de vinho no último final de semana. Maria e Manoel Ourique, ambos de 91 anos, completaram 70 anos de casamento. 

A união do casal gerou quatro filhos, 12 netos e 18 bisnetos. O companheirismo do casal é uma lição passada para as três gerações. “Eu praticamente me criei junto com eles. Todos os ensinamentos que eles me disseram eu estou trazendo para minha família, para meus filhos, o berço familiar hoje é tudo”, diz o neto José Silvio Nascimento.
Em 1942, quando casaram, eles não imaginavam que a união duraria tanto tempo e que seria uma raridade nos nossos tempos. As bodas de vinho surpreenderam até mesmo o padre. Foi apenas a segunda vez que ele comandou uma cerimônia de 70 anos de casamento.
Manoel explica que a boa relação é o segredo para um relacionamento longo. “Isso é a gente andar bem, tratar o pessoal bem, não se desentender com ninguém, sempre fiz tudo pelo melhor. Graças a Deus, estou com 91 anos e não tenho nada que fizesse que contrariasse o povo. Nunca pensamos em separação. Tivemos amizade desde que casamos e até agora do mesmo jeito”, garante.“É algo muito raro, certamente uma graça muito grande da parte de Deus e achei interessante chamar isso de bodas de vinho, porque dizem que, se o vinho for bom, quanto mais tempo ele ficar, mais velho, melhor ele fica. Assim acho que é o casamento também”, comenta o padre Pedro Irineu Rauber.
A união do casal é exemplo para toda a família. Filha e neta tentam seguir os passos. “Um exemplo de companheirismo, de amor, a fé que eles sempre tiveram. Tudo isso passa, transmite pra nós”, diz a filha Vera Ourique Brandão. “Eu fico até emocionada em pensar nisso porque realmente eu lembro da união deles, muito afeto. Ele com a vó sempre pegando pela mão, sempre sendo cordial, educado, um cavalheiro. E ela também sempre procurando o Maneco, eles fazendo tudo junto, as refeições juntos, tomando seu chimarrão juntos”, acrescenta a neta Sinara Ourique Nascimento.
Cumplicidade e companheirismo que dão à vida um sabor especial, como o do vinho. “Hoje eu estou feliz da vida, porque eu nunca esperava chegar no ponto que cheguei, mas Deus me ajudou, tanto eu quanto a patroa, e meus filhos também”, comemora Manoel.
Do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário