terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Casais unidos há mais de 60 anos dão lições para namoro duradouro


Sebastião e Noêmia garantem que combinam em tudo há 70 anos. João e Zely frisam o bom entendimento, compreensão e paciência.

Sebastião e Noêmia estão casados há 70 anos em MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Noêmia e Sebastião completaram 70 anos de matromônio (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Celebrar o Dia dos Namorados, data comemorada nesta terça-feira (12), vai muito além de beijos e abraços para casais que estão juntos há mais de 60 anos. Para quem é do tempo do namoro 'de longe', sentimentos de paciência, companheirismo e solidariedade são elementos fundamentais para um relacionamento duradouro.
O pecuarista Sebastião Juliano Gonçalves, 92 anos, está casado há 70 com Noêmia Rabelo Gonçalves, 90 anos. O casal vive atualmente em Campo Grande. Antes de trocarem as alianças, ele namorou menos de um ano com a amada.
“Quando nos conhecemos, eu pensei: 'Achei a mulher dos meus sonhos'. Começamos a namorar em setembro de 1941 e naquele tempo era só de longe, não tinha beijo nem abraço. Em dezembro pedi ela em casamento e, em junho de 1942, casamos”, relatou.
“Cada vez mais, nós queremos ver um ao outro. Hoje eu sou ‘enfermeiro’ dela, faço de tudo. Antes, ela me cuidou, fazia de tudo para mim. O casal tem que ser um pelo outro desde o começo da vida. Parecia que seria difícil, mas tudo se tornou mais fácil depois”, disse Sebastião.Segundo o pecuarista, a união matrimonial ocorreu em pouco tempo por receio dele ser convocado para a Segunda Guerra Mundial. Todavia, o período curto de namoro não significou frustração no relacionamento. Pelo contrário, o casal Gonçalves garante que combina em tudo e que um ajuda o outro.
Em poucas palavras, Noêmia confirmou o carinho que sente pelo marido há 70 anos. “Ele é muito bom para mim, eu sou boa para ele, vivemos muito bem. Ele nunca deixou me faltar nada.”
Nas mãos de João e Zely, foto das bodas de diamante em MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Nas mãos de João e Zely, foto das bodas de
diamante (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Unidos pela contabilidade
Um relacionamento que nasceu na sala de aula do curso de contabilidade e que perdura há 64 anos. Os contadores João e Zely Martins, de 86 e 84 anos, estudaram juntos e namoraram durante seis anos antes de subirem ao altar em 1948. Na época, os dois viviam no Rio Grande do Sul.

O primeiro encontro dos dois ocorreu em sala de aula mesmo, de acordo com Zely. “Ele chegou depois do exame de admissão e o professor perguntou quem poderia fornecer o material atrasado para ele. Eu falei que eu podia e aí começou”, relatou.
O casal morou até 1983 na região Sul do Brasil, antes de ir para Campo Grande. Mesmo com as discussões do dia a dia, João afirmou que sempre há entendimento entre os dois e não cansa de tecer elogios à amada. “Ela é a esposa ideal, compreensiva, atenciosa, sempre me deu tratamento especial”.
Com relação ao relacionamento duradouro, João é categórico. “O segredo é o bom entendimento, ter compreensão e paciência.” Zely revelou uma das estratégias para continuar ao lado do 'eterno namorado'. “Quando ele está nervoso, eu fico quietinha, depois a gente conversa. Essa é a melhor maneira de manter um casamento.”
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário