domingo, 16 de dezembro de 2012

Artista esculpe presépio de areia e encanta moradores em Santos



Artista trabalha em presépio feito de areia em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Artista trabalha em presépio feito de areia em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
A forma de reproduzir o nascimento de Jesus mexe com a imaginação de muita gente na hora de criar presépios. Um artesão de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou uma maneira original de dar vida a esses personagens e esculpiu um presépio de areia.
O presépio mostra exatamente os principais personagens que fazem parte do nascimento de Jesus, como conta São Lucas. Ele diz que Maria deu a luz a seu filho primogênito, o envolveu em faixas e o colocou em uma manjedoura. A tradição mostra que no estábulo havia feno e conchos. No meio de tudo isso, Maria, José, o menino Jesus e o burro que transportou a família de Nazaré para Belém.

O artesão Jair Damasceno da Silva teve a ideia de montar o presépio em areia. Ele começou a utilizar a técnica de escultura em areia em 1990. Depois ele começou a participar de eventos e já viajou o mundo todo mostrando a arte. ”Todo ano sou convidado para participar de alguns festivais de escultura em areia na Europa”, conta ele.

Ele começou esculpindo na madeira. Um quadro inspirado na pintura Santa Ceia, de Leonardo Da Vinci, é uma de suas obras. ”Eu aprendi com o meu pai o entalho. Desde criança já fazia trabalho de móveis. Na verdade eu comecei com ele o entalho de móveis e a escultura em areia veio depois”, fala.
Presépio feito de areia foi montado em igreja próxima à orla da praia santista (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Presépio foi montado em igreja próxima à orla da
praia (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O presépio de areia foi montado na entrada da igreja Coração de Jesus, em frente a praia da Aparecida, em Santos. Para fazer e manter a escultura foi preciso areia, cola e água. Ele utilizou um borrifador, pincéis e espátulas para dar forma a cada personagem e contornar cada detalhe de sua obra. “Segundo uma pesquisa, a areia aqui do litoral é uma das melhores do mundo para escultura em areia. Por causa dos grãos, que são finos, ela dá uma consistência melhor no bloco e facilita nos detalhes. Eu usei dois tipos de areia, a da praia e a de construção”, disse. Na escultura do José, ele conta que utilizou duas caixas molhadas. “O que dá essa consistência é a água”, conta.
O trabalho impressiona não só pelos detalhes, mas também porque a escultura é toda trabalhada. Ele desenhou pedras no chão, o tronco de uma árvore e uma folha. O trabalho demorou três semanas para ser concluído. As pessoas que passam em frente a igreja ficam encantadas com a obra do escultor. Um exemplo é a diretora de escola Maria Roseli Gerage. ”É um trabalho diferenciado dos demais. A gente sempre vê de papel, de madeira, de gesso, mas esse eu nunca tinha visto”, diz ela.
Diferente dos presépios que são guardados para o ano seguinte, este vai embora naturalmente como foi criado. Mas o importante é o gesto de Jair, já que cada detalhe da obra conta com a sensibilidade de um artista. “O interessante é que muitas pessoas perguntam porque que o menino não está olhando para Maria. A minha mensagem é que Cristo não veio apenas para a família de José e Maria, e sim para o mundo, para nós todosv, conclui.
Presépio feito de areia em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Presépio feito de areia em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário