quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dentro do Corpo Humano – Terceira parte


ESTÔMAGO: Ao contrário do que muitos pensam, o estomago não tem a função de absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos, na verdade este órgão do sistema digestivo prepara o alimento para então liberá-lo no duodeno na forma de uma mistura pastosa denominada quimo e isto é feito através da ação ácidos liberados por células presentes no próprio estômago e pelo movimento peristáltico que ele realiza. Ele também está envolvido por uma série de células que secretam um muco. Esta substância secretada serve para proteger o estomado no ácido gástrico, ajuda a triturar os pedaços mais duras de alimento e mata as bactérias prejudiciais que, ocasionalmente, entram no organismo através do alimento ingerido.
PAREDE DO DUODENO: A primeira região do intestino delgado é o duodeno, um tubo onde se tem espaço para a maior parte do processo digestivo. Suas paredes se compõe de uma série de pregas (em azul) que incrementam a superfície de absorção e secreção. No duodeno os alimentos se misturam a bile (uma espécie de detergente) expulsada pela vesícula biliar e com os sucos digestivos enviados pelo pâncreas. Seu nome procede do latim “duodenum digitorum”, que faz uma referência a crença de que esta região media 12 dedos. Atualmente, sua medida é estimada em 25 centímetros.

 
APÊNDICE: Quem nunca ouviu falar de uma inflamação de apêndice na qual o indivíduo foi levado às pressas para o hospital para remove-lo em uma cirurgia de urgência? Pois bem, este tubo com forma de verme ao que se parece em algum momento pode ter tido uma função importante do nosso processo digestivo, mas hoje em dia, não desempenha nenhuma função no organismo humano. Nos animais herbívoros ele está envolvido na digestão de celulose. Como já sabemos, sua inflamação é chamada de apendicite e sua extração é uma das cirurgias mais frequentes em todo mundo.

Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário