quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dentro do Corpo Humano – Quarta parte


PLAQUETAS: Quem nunca ouviu falar das plaquetas? Em tempos que uma virose feito a dengue causa uma grande alteração nos seus níveis, é bom saber um pouco mais sobre elas, não é? Pois bem, na realidade as plaquetas não células, e sim fragmentos de células que vieram da medula óssea e são encontradas na corrente sanguinea. quando elas estão inativas são ovaladas e redondas, quando estão em ação desenvolvem uma série de extensões que ajudam a reparar danos nas paredes dos vasos sanguíneos, sem elas seria muito mais fácil ter hemorragias. Além desta função curatica, as plaquetas transportam substância chamada de serotonina que contrai os vasos sanguíneos.

LIMPADORES DE PULMÕES: O mesmo que acontece na traquéia, os bronquíolos dos pulmões estão revestindos por uma membrana mucosa formada por células epiteliais (em marron) e delas sobressaem filamentos chamados de cílios (em verde). Seus movimentos ritmos vão “recolhendo” as bactérias e outras partículas capturadas pela mocusa e as transportam pela garganta, onde são expulsadas.

FÁBRICA DE ESPERMA: Em uma região do testículo podemos observar as caudas (flagelos) de espermatozóides em formação (em azul e rosa) nos tubos seminíferos, que é onde eles são fabricados. O ritmo de produção é impressionante: em torno de 1.000 por segundo (o que???). Os gametas masculinos se desenvolvem a partir das células que se encontram na parede destes tubos, que também contém células que alimentarão estes pequenos espermatozóides. 

Fonte: Diário de Biologia

Um comentário:

  1. Gostei da carinha nova do Blog!
    Ficou super delicado,muito fofo!
    Parabéns pelas postagens super interessantes...
    Deixo um grande abraço e o meu carinho de sempre!
    Sua amiga,
    Josi

    ResponderExcluir