terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dentro do Corpo Humano – Segunda parte

O ESMALTE DOS DENTES: Bem, sabemos que o tecido epitelial se encarregar de proteger nosso corpo das agressões externas formando uma espécie de barreira. Esta imagem mostra um corte em um dente. Nela se pode observar a coberturade células epiteliais (em verde), encarregada de produzir o esmalte que protege nossos dentes (a parte amarela, na região inferior da imagem). Para quem ainda não sabe: O esmalte dos dentes é a substância mais forte produzida pelos mamíferos.

LÍNGUA – PAPILAS GUSTATIVAS: A língua secompõe de uma série de células conectadas a fibras nervosas que se encarregam, entre outras tarefas, de perceber o gosto das coisas que colocamos na boca. Ainda que se encontram principalmente na língua, também podem aparecer na faringe. Um humano adulto possui cerca de 10 mil, mas que vão se perdendo com o passar do tempo. Na imagem podemos ver a classe amis comuns das papilas gustativas: as filiformas, que ajudam a processar o alimento e transmitem a infromação tátil ao cérebro. 

INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é a maior parte do sistema digestivo, podendo chegar a medir até oitomestros. Por esse motivo, se dobra formando uma série de pregas que aumentam a área de absorção dos nutrientes que chegam através do alimento ingerido. Nesta imagem podemos ver como é o tecido conjuntivo (em marron) e as células epiteliais (em vermelho).

Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário