terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dentro do corpo humano – Primeira parte


GLÓBULOS VERMELHOS – OS PORTADORES DE OXIGÊNIO: Nessa imagem, milhões de glóbulos vermelhos estão agrupados em uma veia do fígado. Cada dia, na medula óssea se produzem bilhões dessas células. Sua função principal é a troca de oxigênio por dióxiodo de carbono dos tecidos. São conhecidos também como “hemácias”, o sangue do homem adulto pode conter entre 4,5 e 5 milhões deles e no sangue da mulher adulta entre 4,2 e 5,2 milhões.

CÉLULAS NK – ASSASSINAS NATURAIS: As células NK, do inglês ” Natural Killers” são um tipo de glóbulos brancos destinados a proteção do organismo. Parte fundamental do sistema imunológico dos seres humanos, estes linfócitos NK atacam as células cancerígenas e as que estão infectadas por um vírus. Ao entra em contato com uma célula cancerosa, o linfócito libera uma composição química que causa a destruição imediata do “inimigo”, eliminando a ameaça que este representa ao organismo.

CÉLULAS NERVOSAS: Estas são mais conhecidas como neurônios e nosso sistema nervoso contém milhões delas. Para poder transmitir o impulso nervoso, os neurônios contêm os dentritos (uma série de ramificações que mantém contato com outras células para receber a informação); o corpo celular (processa os dados recebidos) e os axônios (umas projeções que transmitem a mensagem processada no corpo celular). O neurônio desta imagem pertence a cobertura da parte superior do cérebro, uma zona em que se regula a atividade muscular e a coordenação. Incrível!

Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário