quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Caça ilegal já matou 227 rinocerontes na África do Sul em 2012

África do Sul perdeu 227 rinocerontes desde o início do ano devido à caça ilegal, o significa uma média de três animais mortos a cada dois dias, informou nesta segunda-feira (28) o Ministério do Meio Ambiente sul-africano por meio de um comunicado.
Rinocerontes com chifres mutilados na África do Sul (Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko)
Rinocerontes com chifres mutilados na África do Sul (Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko)
Esse número é o maior registrado em relação ao mesmo período de anteriores. No ano inteiro de 2011, foram contabilizados 448 rinocerontes mortos, e em 2010, 333.
Segundo as estatísticas do Ministério do Meio Ambiente da África do Sul, a reserva mais afetada é o Parque Nacional Kruger, no nordeste do país. No local, desde 1º de janeiro 137 rinocerontes foram assassinados, quase um por dia.
Sobre o assunto, o governo sul-africano indicou que até o momento foram realizadas 148 prisões. Destes, 131 caçadores foram detidos, enquanto os outros foram comerciantes ou compradores.
A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas proíbe o comércio de chifres de rinoceronte. O animal, uma espécie protegida na África do Sul, está em grave perigo de extinção devido à caça para obtenção de seu marfim, atribuído por alguns como propriedade medicinal ou afrodisíaca.
Especialistas sul-africanos calculam que no país africano existam cerca de 20 mil rinocerontes.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário