quarta-feira, 8 de agosto de 2012

África do Sul abre o primeiro orfanato para filhotes de rinoceronte


A África do Sul abriu um orfanato para rinocerontes cujas mães foram vítimas de caçadores ilegais, principalmente para extração dos chifres destinados ao mercado negro da medicina chinesa.
O objetivo do "Entabeni Safari Conservancy", localizado perto da cidade de Mokopane, no nordeste do país (300 km ao norte de Joanesburgo), é salvar os filhotes dessa espécie ameaçada.
Desde o início do ano, 300 desses mamíferos já foram mortos, em comparação com os 448 massacrados em 2011.
Rinoceronte África do Sul (Foto: Stephane de Sakutin/AFP)
Bebê rinoceronte-negro tem quatro meses e recebe cuidados por 24 horas (Foto: Stephane de Sakutin/AFP)
Curiosamente, o único filhote de rinoceronte que o centro abriga, por enquanto, não foi vítima dos caçadores, mas rejeitado pela mãe.


No orfanato, o bebê de quatro meses será preparado para conviver com outros da espécie rinoceronte-negro (Diceros bicornis), como Mike e Nann, dois adultos que vão chegar para virar pais adotivos e ensinar "os rinocerontezinhos a serem rinocerontes".
O pequeno morador ainda não tem nome, mas já demonstra muita personalidade.
"Ele tenta tocar o nosso cabelo e rosto com os lábios e entra em todos os lugares proibidos. É exatamente como um bebê de quatro meses", explica a estudante americana Alana Russell, uma das cuidadoras do filhote de 100 kg.
Rino 2 valendo (Foto: Stephane de Sakutin/AFP)
Animalzinho' de 100 kg é alimentado pela americana Alana Russel (Foto: Stephane de Sakutin/AFP)
Um terço das vítimas da caça ilegal são fêmeas com filhos, que, órfãos, precisam de cuidados especiais, afirma Karen Trendler, encarregada do orfanato e conhecida como "mamãe rinoceronte", por já ter salvado mais de 200 animais da espécie.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário