sábado, 4 de fevereiro de 2012

Veja os materiais escolares que marcaram época-parte 1

Reprodução/Você se lembra?
Chamada de "estojão", essa pasta vinha com várias canetinhas, lápis de cor, tintas, giz de cera e outros materiais escolares como régua, borracha e apontador. Era um sucesso no final dos anos 80 e durante toda a década de 90 foi desejo de muitos estudantes!

Relembrar a época da escola nos traz momentos, pessoas e até mesmo objetos à memória. Você se lembra de algum material escolar que fazia sucesso na sua época de estudante? Hoje são os aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, que roubam espaço nas salas de aula, mas muitos tipos de objetos já foram sucesso. Selecionamos alguns materiais que marcaram época nas escolas!

Divulgação/Faber Castell
Se pintar com canetinhas já era super divertido, imagina quando surgiram as canetinhas Lig, que se encaixam umas nas outras. Durante os anos 90, elas custavam mais caro que as canetinhas normais, por isso era o terror de alguns pais que tinham que ouvir seus filhos pedindo por elas
Reprodução/Você se lembra?
Estojos de madeira existem há muito tempo, mas foram criados no final da década de 70 alguns que tinham divisórias. Eles fizeram bastante sucesso. Você pode até perceber que a grafia da palavra estojo era diferente!
Reprodução/Lembrancinhas
Os estojos de metal também foram muito utilizados a partir da década de 80, mas muitos deles não tiveram vida útil muito longa, pois amassavam facilmente
Reprodução/Você se lembra?
Esse aqui era motivo de polêmica. Os lápis com tabuada eram o terror de algumas professoras de matemática e, até hoje, só podem ser usados com permissão. Em dia de prova, nem pensar!
Reprodução/Você se lembra?
As réguas com números e letras eram muito utilizadas para fazer trabalhos especiais, como cartazes. Também surgidas na década de 80, elas foram desaparecendo ao longo dos anos 90. É possível encontrá-las em papelarias mais tradicionais!
Reprodução/Você se lembra?
As canetas gel com glitter e perfume são sucesso até hoje entre as meninas, mas foi no meio da década de 90 que elas viraram sensação nas escolas. Muitas meninas compram até para usar na faculdade!
Reprodução/Você se lembra?
Outro sucesso perfumado! As borrachas com formas de bichinhos e outras coisas fofas também agradam meninas de todas as idades. Do primeiro ano até a faculdade!
Divulgação/Faber Castell
Os apontadores com depósito viraram necessidade logo depois que foram lançados, nos anos 80. Com eles, os alunos não precisavam ficar apontando seus lápis em cima da lixeira e nem sujavam a sala de aula. Sucesso até hoje!
Reprodução/Você se lembra?
Os lápis com borracha na ponta foram inventados para facilitar a vida na sala de aula, mas a borracha sempre acaba rápido. Já a borracha que apaga caneta surgiu como um truque de mágica que encantou estudantes da década de 80
Reprodução/Você se lembra?
Quem nasceu no meio da década de 90 talvez nem saiba o que é isso. Os Disquetes, que são os pen drives de antigamente, eram necessários para salvar qualquer trabalho escolar que você fizesse no computador
Reprodução/Você se lembra?
Os lápis de cor metálicos eram itens "de luxo" nos estojos, pois era preciso comprar uma caixinha separada dos lapis de cor convencionais. Mais um material que fez muito sucesso a partir dos anos 80.
Fonte: R7

2 comentários:

  1. Nossa muito bom relembrar essas partes da vida...o estojão era meu xodó...adorava sentar na varanda a tarde para colorir ...

    ResponderExcluir
  2. oi como esta? vim deixar um beijo e boa semana

    ResponderExcluir