quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Fóssil revela pequeno mamífero peludo de 125 milhões de anos

 Fóssil de mamífero do período Cretáceo tinha esqueleto, pele e pelos bem preservados  (Foto: Reuters/Georg Oleschinski)
Fóssil de mamífero do período Cretáceo tinha esqueleto, pele e pelos bem preservados (Foto: Reuters/Georg Oleschinski)
Um fóssil descoberto na Espanha revelou um pequeno mamífero já extinto que viveu há 125 milhões de anos na região. Diferentemente de outros fósseis dessa idade, ele apresentava estruturas de pele, pelos e tecidos moles bem preservados. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (14) na revista "Nature".
Até o momento, esse grau de conservação só tinha sido visto em mamíferos que viveram mais de 60 milhões de anos depois do que o que foi identificado em Las Hoyas, no centro-leste da Espanha. "Havia condições muito especiais em Las Hoyas que permitiram que ele fosse tão bem preservado", disse Thomas Martin, professor de paleontologia da Universidade de Bonn, na Alemanha, e um dos autores do estudo.
A espécie, nomeada Spinolestes xenarthrosus, tinha o tamanho de um rato e características típicas de mamíferos, como pelos longos, orelha externa e uma variedade de estruturas de pele, como pequenos espinhos similares aos dos ouriços de hoje em dia.
"Essa espécie desapareceu há muito tempo, isso mostra que espinhos se desenvolveram separadamente em mamíferos em diversas ocasiões", disse Martin.
Os pesquisadores dizem que a descoberta acrescenta mais dados à compreensão da grande variedade de mamíferos que tinham se desenvolvido naquela época, 35 milhões de anos depois do aparecimento dos primeiros mamíferos.
Do G1 São Paulo
  Ilustração mostra como seria mamífero Spinolestes xenarthrosus, descoberto a partir de fóssil encontrado na Espanha  (Foto: Oscar Sanisidro/Divulgação)
Ilustração mostra como seria mamífero Spinolestes xenarthrosus, descoberto a partir de fóssil encontrado na Espanha (Foto: Oscar Sanisidro/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário