sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Fotos de verme marinho e tartaruga rara estão entre premiadas por CNPq

Do G1, em São Paulo
  Verme marinho Chaetopterus variopedatus dentro de um tubo de vidro, dentro de um aquário com água marinha (Foto: Anderson Garbuglio de Oliveira/Unifesp/Divulgação)
Verme marinho Chaetopterus variopedatus dentro de um tubo de vidro, dentro de um aquário com água marinha (Foto: Anderson Garbuglio de Oliveira/Unifesp/Divulgação)
A cena foi captada durante uma pesquisa sobre a capacidade de emitir luz pelo anelídeoChaetopterus variopedatus. Esse verme marinho normalmene vive em tubos em formato de "u", geramente enterrados em sedimentos marinhos no litoral brasileiro.A fotografia de um verme marinho dentro de um tubo de vidro foi uma das vencedoras do IV Prêmio de Fotografia Ciência & Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela venceu na categoria das imagens produzidas por câmeras fotográficas.  Dentro de um aquário com água do mar, tubos de vidro como o que foi fotografado podem ser usados para observar melhor o verme e estudar sua capacidade de emitir flashes de luz azul.
'Mata-matazinho'
 Mata-mata (Chelus fimbriata) jovem foi fotografado em um riacho  (Foto: Fábio Andrew Gomes Cunha/Inpa/Divulgação)
Mata-mata (Chelus fimbriata) jovem foi fotografado em riacho (Foto: Fábio Andrew Gomes Cunha/Inpa/Divulgação)
Outra fotografia premiada foi a de um cágado raro da espécie Chelus fimbriata, conhecido como mata-mata, ou matamatá. Segundo os autores da imagem, esta foi a primeira foto a mostrar um mata-mata "jovem". "Tive a honra de fotografá-lo e na ocasião ele estava na superfície de um riacho (igarapé) em meios aos troncos. Até o momento foi a foto mais emocionante e linda que eu já fiz", afirmou o pesquisador Fábio Andrew Gomes Cunha, em nota sobre sua fotografia.
Já entre as imagens produzidas por instrumentos especiais - como microscópios, lupas ou raios-x - a vencedora foi uma imagem que lembra uma superfície exraterrestre. A imagem mostra, na verdade, microesferas de cromo metálico sobre um substrato de alumina.
Também premiada nesta categoria foi uma imagem de um embrião de morcego feita com estereoscópio.
  Imagem microscópica parecida com superfície extraterrestre mostra microesferas de cromo metálico sobre um substrato de alumina (Foto: Osvaldo Mitsuyuki Cintho/UEPG/Divulgação)
Imagem microscópica parecida com superfície extraterrestre mostra microesferas de cromo metálico sobre um substrato de alumina (Foto: Osvaldo Mitsuyuki Cintho/UEPG/Divulgação)
 Imagem de embrião de morcego foi feita com estereoscópio  (Foto: Adriana Ventura/UFRRJ/Divulgação)
Imagem de embrião de morcego foi feita com estereoscópio (Foto: Adriana Ventura/UFRRJ/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário