quarta-feira, 23 de julho de 2014

Menina nasceu sem nariz e não sente cheiro de nada!

tessa

Quando estava na 20ª semana de gestação, os médicos descobriram através de exames que o rosto do bebê era completamente plano entre os olhos e a boca, ou seja, o bebê não tinha nariz. É claro que a notícia deixou os pais muito assustados, principalmente depois que souberam que as pessoas com essa anomalia costumavam nascer com problemas mentais. O médico sugeriu que gravidez fosse interrompida, mas os pais, resolveram ir em frente.
Tessa nasceu com Arrinia Congênita, que significa nascer com ausência do nariz e de todas as estruturas do sistema olfativo. É uma má formação extremamente rara, com até hoje, cerca de 40 casos registrados na literatura médica. Assim que nasceu, os médicos já a encaminharam para a UTI neonatal para estabilizar sua respiração e para que ela aprendesse a respirar sozinha, pela boca. Ela permaneceu suas primeiras 5 semanas de vida internada com respiração mecânica. Algumas pessoas com arrinia, nascem com o nariz, mas não possuem os órgãos olfativos. No caso de Tessa, ela não tem um nem outro. Ela absolutamente não pode sentir cheiro de nada. Mas pode ficar resfriada e espirrar!
Hoje, com mais de um ano, Tessa é um bebê normal, feliz e não demonstrou qualquer problema mental. Mas além da arrinia, ela tem um orifício no coração e não enxerga de um dos olhos. Tessa também precisou de uma traqueostomia para permitir que respire enquanto está comendo ou dormindo. Ela começará um tratamento no Great Ormond Street Hospital, onde será projetado um molde em forma de nariz inserido cirurgicamente. De maneira que ela for crescendo, o nariz precisará ser trocado por um maior em um procedimento cirúrgico, porém bem simples. O procedimento irá projetar um molde em forma de nariz que pode ser inserido através de uma incisão ao longo de sua linha fina e colocado no lugar.
article-2691312-1FA1308100000578-142_634x412
53c40122736be_CATERS_Tessa_Born_WitKM4F8
article-2691312-1FA133A000000578-591_634x341
Fonte: DailyMail. Fotos: Reprodução/DailyMail via Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário