terça-feira, 10 de junho de 2014

União recorre de decisão para pagar cirurgia a bebê com doença rara

Sofia está internada desde abril em São Paulo (Foto: Campanha Ajude a Sofia)Sofia está internada em Sorocaba
(Foto: Campanha Ajude a Sofia)
A União recorreu na noite desta segunda-feira (9) da decisão da Justiça que determinava a transferência para os Estados Unidos de Sofia Gonçalves de Lacerda, de cinco meses. O agravo regimental consta no site do TRF da 3ª Região, mas ainda não foi publicado no Diário Oficial.
Em entrevista ao G1, o advogado da família Miguel Navarro, disse não é possível saber o que consta no recurso. “Não há previsão da publicação da decisão no Diário e também não sei onde a petição foi protocolada. Acredito que a União recorreu da decisão baseado no fato da família não ter autorizado que um novo procedimento fosse realizado para pedir que mais laudos confirmem a doença de Sofia”, afirma Navarro.
O bebê, que mora em Votorantim (SP), sofre de síndrome de Berdon, uma doença rara que exige um transplante multivisceral.
No último dia 28 de maio, o desembargador Mário Moraes, do Tribunal Regional Federal, em São Paulo (SP), havia determinado que a União providenciasse a remoção de Sofia em um avião adaptado para o Jackson Memorial Medical de Miami, nos Estados Unidos, para que fosse feito o procedimento cirúrgico, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Após a decisão de 28 de maio, Sofia deixou o Hospital das Clínicas de São Paulo e foi transferida para o Hospital Samaritano, emSorocaba, onde está internada à espera da viagem para os Estados Unidos.
O procedimento cirúrgico é estimado em mais de R$ 2 milhões e deve ser feito fora do país, já que nenhum hospital brasileiro realizou esse tipo de procedimento em crianças com menos de 10 quilos com sucesso.
Campanha na internet
Desde que descobriu a doença, a família da criança mobilizou as redes sociais com uma campanha para pedir ajuda financeira para conseguir uma viagem até os Estados Unidos. A página entitulada "Ajude a Sofia", criada para divulgar a história da criança, já foi curtida mais de 320 mil vezes.

Quando o recurso foi publicado no site do TRF, amigos e familiares de Sofia se manifestaram na rede social e pediram para que a campanha continue. “Queridos, a campanha voltará. A União recorreu, e pedimos que compreendam que isso era esperado e faz parte do processo. Por favor, quem puder ajudar, ajudeSofia continua precisando de nós.
No último dia 30, Patrícia Lacerda, mãe de Sofia, se emocionou ao falar sobre a decisão do desembargador. “Muitas coisas passam na minha cabeça. Foi muita luta, muita luta mesmo. Tinha dias que eu ficava desesperada. Quando eu via minha filha chorando tudo o que eu queria era colocar logo ela nessa fila (de cirurgia)", disse, na ocasião.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário