sexta-feira, 20 de junho de 2014

Garoto ucraniano queimado é tratado nos EUA e volta a andar

 Terapeuta Katherine Hartigan trabalha com Ihor no hospital; garoto reaprendeu a andar depois de cirurgias (Foto: AP Photo/Michael Dwyer)
Terapeuta Katherine Hartigan trabalha com Ihor no hospital; garoto reaprendeu a andar depois de cirurgias (Foto: AP Photo/Michael Dwyer)
O garoto ucraniano Ihor Lakatosh, de 11 anos, chegou a ficar com os braços grudados ao corpo e sem conseguir andar, depois que cerca de 30% de seu corpo foi queimado durante um incêndio, quando ele tinha apenas 3 anos de idade.
Ihor voltou a Boston no início deste ano para uma segunda rodada de procedimentos, onde tem exibido sua recém-adquirida habilidade de andar, tirar seu casaco e subir por conta própria na cama.Hoje, depois de ter passado por uma série de cirurgias e muitas sessões de fisioterapia em um hospital beneficente de Boston, nos Estados Unidos, ele abre um sorriso e faz o sinal da cruz várias vezes ao descrever como ele se sente, em comparação ao período anterior ao tratamento. “Muito obrigado, Deus, por eu conseguir andar”, ele disse recentemente, por meio de um intérprete.
Ninguém sabe os detalhes que cercam o incêndio que provocou severas queimaduras no garoto. Ele estava desnutrido e sem poder andar ou dobrar seus braços quando seus vizinhos na cidade de Lviv, na Ucrânia, imploraram que sua mãe o levasse a um hospital em 2011. Ela o levou, mas nunca foi buscar.
O hospital forneceu cuidados básicos, mas não podia pagar pelo extenso tratamento de que Ihor necessitava. A equipe pensou que ele fosse deficiente mental e o levou a um orfanato especial para crianças com paralisia cerebral.
Ucraniano Ihor Lakatosh, de 11 anos, sofreu queimaduras quando tinha 3 anos de idade e foi abandonado pela mãe (Foto: AP Photo/Michael Dwyer)Ucraniano Ihor Lakatosh, de 11 anos, sofreu
queimaduras quando tinha 3 anos e foi abandonado
pela mãe (Foto: AP Photo/Michael Dwyer)
O diretor do orfanato contatou um médico ucraniano especializado em queimaduras, que entrou em contato com o anestesista Gennadiy Fuzaylov, que vive em Boston, para quem mandou uma foto do garoto. Fuzaylov e o cirurgião plástico Daniel Driscoll coordenam uma organização beneficente que se destina a melhorar os cuidados médicos destinados a crianças em vários países. Por meio da organização, eles trouxeram Ihor ao Shriners Hospital for Children, de Boston, há dois anos. A instituição filantrópica é especializada em queimaduras graves.
Ele tinha 8 ou 9 anos quando chegou e pesava menos de 11 quilos, metade da média do peso para um garoto de sua idade. O garoto não tinha mais andado desde a queimadura.
“A primeira cirurgia foi para separar do corpo o seu braço, que tinha cicatrizado completamente ao seu tronco”, conta Driscoll. Outras cirurgias deram a Ihor a habilidade de dobrar seus joelhos. Cada um dos procedimentos era seguido por intensa fisioterapia para fortalecer cotovelos, ombros e pernas.

Os médicos também descobriram que o garoto não comia direito por causa de 14 dentes estragados, que precisaram ser extraídos. Depois de iniciado o tratamento, os medicos concluíram que o garoto não tinha nenhuma deficiência mental. Ele apenas nunca tinha ido à escola e não conseguia nem segurar um lápis.
O garoto voltará ao orfanato na Ucrânia depois da segunda rodada de tratamentos, no mês que vem. A região de Ihor não foi afetada pelos conflitos entre os separatistas pró-russos e o exército ucraniano.
A terapeuta ocupacional Katherine Hartigan diz estar impressionada pela determinação de Ihor em lutar contra a dor e a frustração.
Ele continuará na esperança de ser adotado na Ucrânia. Mas, por enquanto, ele está focado em aproveitar sua nova vida e seu corpo mais saudável, desfrutar de sua comida preferida (frango) e entreter todos a sua volta.
“Eu posso fazer tudo agora. Posso ir à escola... Posso ir lá fora e brincar. Posso comer por conta própria. Eu posso ir para casa e fazer minha lição de casa. Eu posso ir deitar sozinho”, ele disse, através de um intérprete. “Posso fazer tudo sozinho. Posso viver uma vida agora.”
 Garoto Ihor Lakatosh brinca com médico Gennadiy Fuzaylov no Shriners Hospital for Children, em Boston (Foto:  AP photo/Michael Dwyer)
Garoto Ihor Lakatosh brinca com médico Gennadiy Fuzaylov no Shriners Hospital for Children, em Boston (Foto: AP photo/Michael Dwyer)
Fonte: Ap Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário