segunda-feira, 9 de junho de 2014

Após alegria de poder receber doação de medula, menina morre em Natal

Amanda Brandão, de 8 anos, deve fazer o transplante de medula óssea no início de maio (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Amanda comemorou muito quando soube que iria fazer o transplante de medula (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Morreu na madrugada desta quinta-feira (5), no Hospital Varela Santiago, em Natal, Amanda Brandão, de 8 anos. Ela é a menina que comemorou muito a notícia de que o doador de medula óssea que desistira de ajudá-la havia voltado atrás. Segundo a família, todo o procedimento da doação chegou a ser iniciado e Amanda deveria ter feito a cirurgia no dia 5 de maio. Mas, por causa de uma pneumonia, o transplante foi adiado até que ela se curasse.
Elione Augusta, tia de Amanda, contou ao G1 que a menina pegou pneumonia 10 dias antes de ser internada para começar os exames para a realização da cirurgia. “No fim de abril ela teve uma gripe, mas quando chegou ao hospital foi constatado que estava com pneumonia”, afirmou.

Como Amanda sofria da síndrome da imunodeficiência, o quadro dela começou a piorar depois da internação. “Ela foi encaminhada para a UTI para ver se conseguia ficar boa logo, pois estava perto do dia de fazer o transplante. Infelizmente não deu tempo”, lamentou a tia.

No começo de abril, o doador compatível que havia desistido da cirurgia voltou atrás e decidiu doar a medula óssea para Amanda. A história dela foi mostrada pela Inter TV Cabugi em matéria exibida no dia 21 de março.
O corpo de Amanda será velado durante toda a manhã desta quinta-feira na casa onde a menina morava, no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. O sepultamento deve acontecer no final da tarde.
Cadastro
Não há estatísticas no Brasil sobre a desistência de possíveis doadores, mas, de acordo com o diretor do Departamento de Hemoterapia do Hemocentro, Rodrigo Villar, é mais frequente do que se imagina. “Acontece mais do que se imagina e, infelizmente, por causa da desinformação. A maior razão para a desistência ainda é o medo”, disse.

Ele explicou que o primeiro passo para quem pretende ser um doador de medula óssea é se cadastrar no Hemocentro. Quando é compatível com alguém, o possível doador tem que fazer exames para saber se está bem de saúde e apto a doar. O transplante pode ser feito de duas formas. A mais comum, segundo ele, é por meio de uma punção da medula óssea. O procedimento é realizado no centro cirúrgico, com anestesia geral. “É simples. Não podemos dizer que o risco é zero porque envolve um procedimento cirúrgico, mas é um risco mínimo. O doador terá alta em um ou dois dias e poderá ficar com um certo desconforto no local da punção, mas é uma dor que pode ser resolvida com um analgésico. A dor é irrisória perante o benefício que o doador estará fazendo para a vida de alguém”, disse o médico.
O hematologista Rodrigo Villar explica que os riscos são mínimos para o doador (Foto: Fernanda Zauli/G1)O hematologista Rodrigo Villar explica que os riscos
são mínimos para o doador
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
O outro procedimento é realizado por uma máquina que faz a coleta de sangue periférica. O doador toma uma medicação que fará com que as células tronco migrem para a corrente sanguínea. "A máquina então coleta o sangue, centrifuga o sangue e separa o componente celular que eu preciso", explicou o médico.
“Quem tem a oportunidade de doar a medula óssea está sendo agraciado, abençoado, porque está tendo a oportunidade de restaurar, de salvar uma vida”, disse Rodrigo Villar.
Quem já é cadastrado como doador de medula óssea pode atualizar o cadastro sempre que necessário no site do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Do G1 RN
Do Blog: Fiquei muito triste com essa notícia.

Um comentário:

  1. NOSSA FIQUEI TRISTE COM ESTA NOTICIA , E INDIGNADA DA PESSOA QUERER DOAR E DEPOIS NÃO , QUE ISTO PESE NA CONSCIENCIA DELE POIS ALEGRE A PESSOA E DEPOIS LAMENTAVÉL DEIXA A CRIANÇA (A RECEBER) TRISTE .
    QUE DEUS ABENÇOA VOCE AMANDA , E QUE SUA FAMILIA SAIBA QUE AONDE ESTA É BEM MELHOR DO QUE SOFRER TANTO É DIFICIL PARA QUEM FICA MAS FACIL PARA QUEM VAI

    BEIJOS NA FAMILIA QUE DEUS SEMPRE ILUMINE E CONFORTE SEUS CORAÇÕES .

    MARCIA REGINA

    ResponderExcluir