terça-feira, 6 de maio de 2014

Polícia dos EUA investiga por que gancho usado por circo quebrou

No número, as bailarinas formavam um candelabro humano presas pelos cabelos (Foto: Divulgação/Feld Entertainment)
No número, as bailarinas formavam um
candelabro humano presas pelos cabelos
(Foto: Divulgação/Feld Entertainment)
As investigações sobre o acidente com nove acrobatas do circo Ringling Brothers Barnum and Bailey, em Providence, nos Estados Unidos, se concentram no gancho metálico conhecido como mosquetão que prendia a estrutura onde estavam as artistas a um cabo de aço. O fecho foi encontrado no palco do Dunkins’ Donuts Center quebrada em três partes.
O acidente aconteceu no domingo (4). Na apresentação, oito artistas formam uma espécie de candelabro ou lustre, suspensos apenas pelos cabelos Uma plataforma que era elevada e suspendia as artistas caiu, lançando as oito no chão e ferindo um dançarino que estava embaixo. Entre as nove artistas hospitalizadas estão três brasileiras: Dayana Florentino, Widny Neves e Stefany Neves.
O gancho tem 12 centímetros é o mesmo usado para escaladas de alpinistas para fixas cabos. A peça é projetada para suportar 4.500 kg, um peso oito vezes maior do que o da apresentação, de 680 kg, segundo Paul Doughty, investigador do Corpo de Bombeiros de Providence, em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (5). Segundo o delegado que investiga o caso, Steven Paré, o fecho quebrou na parte sólida, e não no lado que tem uma abertura. O gerente da casa de espetáculos afirmou que a peça pertence ao circo e foi fixada pela equipe do espetáculo.
De acordo com Doughty, o circo tem experiência na instalação e manutenção do equipamento. Os investigadores vão analisar se houve alguma fadiga no material. Segundo a imprensa local, o brasileiro Andrey Medeiros, que é responsável pelo número do circo, foi ouvido pelas autoridades, mas o seu depoimento não foi divulgado. A esposa dele, a búlgara Viktorya Medeiros, é uma das acrobatas que se machucaram no acidente. Ela está internada no Hospital de Rhode Island.
Brasileiras passam por cirurgias
A carioca Stefany Neves, de 19 anos, passou por uma segunda cirurgia para reparar danos causados no fígado nesta segunda-feira (5). Segundo sua irmã, Renata Neves Bezerra, a jovem estava consciência após a operação. Stefany ainda terá que passar por uma cirurgia no fêmur, que foi fraturado. Ela também sofreu fraturas nos dois tornozelos.

Dayana Florentino, de 22 anos, também do Rio de Janeiro, foi operada na coluna e vai precisar ser submetida a uma cirurgia na mão, que sofreu fratura. Widny Neves quebrou um braço, sofreu uma lesão no pescoço. O boletim médico do hospital de Rhode Island, divulgado na noite de segunda (5), diz que Widny está bem melhor. Stefany e Dayana passaram por cirurgia e ainda inspiram cuidados. O espetáculo em Providence foi cancelado após o acidente. O circo seguiu para Connecticut, mas não vai apresentar o número das acrobatas presas pelos cabelos.
No Facebook, amigos postam mensagens de apoio às bailarinas (Foto: Reprodução/Facebook )
No Facebook, amigos postam mensagens de apoio às bailarinas (Foto: Reprodução/Facebook )
Do G1

Um comentário:

  1. Eu vi essa notícia ontem!! Fiquei impressionada com o vídeo que mostra a queda!! Tomara que elas logo se recuperem!!

    Bjux
    Virgínia Gaya

    ResponderExcluir