sexta-feira, 16 de maio de 2014

'Pedaço do paraíso', diz leitora sobre Plitvice, na Croácia

Paisagem do Parque Nacional Lagos de Plitvice, na Croácia  (Foto: Regina Celia Travaglini/VC no G1 )
Paisagem do Parque Nacional Lagos de Plitvice, na Croácia (Foto: Regina Celia Travaglini/VC no G1 )
Foi em 2007 que a aposentada Regina Celia Travaglini decidiu visitar a Croácia, atraída por fotos de paisagens locais. A leitora então passou uma semana no país e conheceu a capital Zagreb e Dubrovnik, às margens do Mediterrâneo. Mas o lugar que mais lhe chamou a atenção foi o Parque Nacional Lagos de Plitvice, na região central da Croácia, entre os condados de Lika Senj e Karlovac.
“O lugar parece uma floresta encantada de tão belo. É um pedaço do paraíso”, afirma Regina, que passou dois dias em Plitvice na companhia de uma amiga. As duas ficaram hospedadas em um dos 24 hotéis que existem dentro do parque.Com lagos de água cristalina, cachoeiras e muita vegetação preservada, o parque, com mais de 296 quilômetros quadrados de extensão, não é só o mais extenso da Croácia como um dos mais antigos da Europa. Fundado em 1949, trinta anos depois foi considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A internauta Regina Celia Travaglini não acreditou na tonalidade das águas que viu no Parque Nacional Lagos de Plitvice (Foto: Regina Celia Travaglini/VC no G1)Parque conta com trilhas, mas turistas não podem
entrar na água
(Foto: Regina Celia Travaglini/VC no G1)
“Quando vi as fotos, ainda em São Paulo, não acreditei que as águas pudessem ter aquela tonalidade. Mas foi exatamente o que encontrei quando cheguei lá. Lagos de água azul, verde, turquesa, todas tão cristalinas que era possível ver peixes nadando”, lembra Regina, que ainda observa: “como é um lugar de preservação ambiental, um verdadeiro laboratório vivo, onde ocorrem muitas pesquisas geológica, zoológicas e botânicas, não é permitido entrar na água, por mais delicioso que pareça”.  Essa é apenas uma das regras para visitar Plitvice, onde também não é permitido acampar ou  caminhar fora das trilhas, que são feitas sempre com guias.
Dentro do parque, ainda é possível fazer passeios de barco e até mesmo cerimônias de casamento, que precisam ser agendadas com antecedência. Se a fome bater, não faltam opções de cafeterias e restaurantes espalhados pela reserva.
Regina chegou até o parque de ônibus fretado, que estava incluído em seu pacote de viagem. A leitora acrescenta que, de carro, é possível tomar saídas das cidades de Karlovac, Otocac e Grnja Ploca para a estrada A1 Zagreb-Split, que contorna a área do parque. Regina conta que existem poucas opções de transporte público que atendem a região. 
Por ano, o parque chega a receber mais de um milhão de visitantes. As entradas variam entre US$5 e US$38 dólares, dependendo da época do ano. Crianças menores de 7 anos não pagam ingresso.
Participe você também. Mande uma foto e diga por que o seu destino não tão visitado é especial para merecer uma viagem. Para enviar a sua colaboração, use a ferramenta do VC no G1.
Quedas d'água, cachoeiras, e lagos de água cristalina são algumas das atrações do parque  (Foto: Regina Celia Travaglini/VC no G1)
Quedas d'água, cachoeiras, e lagos de água cristalina são algumas das atrações do parque (Foto: Regina Celia Travaglini/VC no G1)
Regina Celia Travaglini - Internauta, São Paulo, SP via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário