segunda-feira, 17 de março de 2014

Projeto Tamar realiza soltura de filhotes de tartarugas em praia de Natal

Soltura aconteceu na praia de Ponta Negra neste sábado (15) (Foto: Luis Bezerra/Inter TV Cabugi)
Soltura aconteceu na praia de Ponta Negra neste sábado (15) (Foto: Luis Bezerra/Inter TV Cabugi)
De acordo com membros do projeto Tamar, os animais nasceram em um ninho na praia da Barreira do Inferno. O trabalho de monitoramento e soltura é feito principalmente para proteger e reduzir os impactos à vida das cinco espécies de tartarugas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. A participação e o apoio das pessoas que utilizam as praias onde as tartarugas desovam é fundamental para o sucesso do programa de conservação e, por isso, os pesquisadores realizam constantemente atividades de sensibilização e educação ambiental.O projeto Tamar realizou a soltura de 50 filhotes de tartarugas na praia de Ponta Negra, em Natal, no fim da tarde deste sábado (15). A soltura aconteceu nas proximidades do Morro do Careca e chamou a atenção de dezenas de pessoas que passavam pelo local.
Soltura chamou a atenção de dezenas de pessoas que passavam pelo local (Foto: Luis Bezerra/Inter TV Cabugi)
Soltura chamou a atenção de dezenas de pessoas que passavam pelo local (Foto: Luis Bezerra/Inter TV Cabugi)
De setembro a março, o cuidado com as tartarugas é revigorado após meses de análise de dados, reorganização de materiais, procedimentos e renovação da força de trabalho. É tempo delas recomeçarem a depositar cerca de 120 ovos por ninho, com uma média de três a cinco ninhos por fêmea, a depender da espécie. Em mais ou menos dois meses, os filhotes brotam das areias e seguem para o mar, restabelecendo o ciclo da vida.


Na temporada anterior (2012-2013), o Tamar protegeu em 1.100 quilômetros de praias mais de 24 mil ninhos, no continente e nas ilhas oceânicas. Foram mais de 3 mil flagrantes de fêmeas no momento da desova e foram levados ao mar em segurança mais de 1,5 milhões de filhotes. 
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário