terça-feira, 11 de março de 2014

Organizações criam site para denúncias de crimes contra a biodiversidade


Organizações internacionais que combatem o tráfico ilegal de biodiversidade inauguraram, no início de fevereiro, um site para facilitar denúncias de crimes contra a natureza. O WildLeaks (https://wildleaks.org) é o primeiro portal na internet onde é possível revelar, de modo seguro e anônimo, informações sobre o comércio ilegal de espécies silvestres. Estima-se que este tráfico movimente US$ 17 bilhões ao ano no mundo e que parte dessa quantia seja usada para financiar organizações terroristas, particularmente na África.

O WildLeaks é financiado pela Liga de Ação pelos Elefantes e administrado por vários ex-funcionários de segurança, jornalistas e organizações ambientalistas não governamentais dos cinco continentes. De acordo com Andrea Crosta, cofundadora da Liga e figura central da iniciativa, "o objetivo é facilitar a prisão e o julgamento de traficantes, personalidades corruptas do governo e qualquer um que esteja por trás de um crime florestal e contra a biodiversidade".

Após a informação ser inserida no WildLeaks, os indivíduos e organizações responsáveis pelo projeto avaliam sua precisão e confiabilidade. Depois, o portal procura fazer com que as conclusões cheguem às agências encarregadas de fazer cumprir a lei, como a Interpol, ou até autoridades governamentais confiáveis. Se os governos não cooperarem, a última opção será levar essa informação aos meios de comunicação.

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário