quinta-feira, 13 de março de 2014

Bebês de plástico feitos por artista têm veias e até marcas de nascença

Bonecos tem entre 1kg e 7kg, para ficarem com peso de bebês de até 1 ano de idade (Foto: Luiz Haab)
   Uma ex-técnica administrativa de Cascavel, no oeste do Paraná, está produzindo em casa bonecos que se parecem com bebês de verdade. Verlânia do Carmo, de 20 anos de idade, aprendeu a arte inglesa do reborn (renascer, em inglês) e passou produzir até cinco bonecos por mês. A artista conta que, normalmente, os clientes são pais que querem réplicas idênticas dos filhos. “Mas também recebo muitos pedidos de adultos sem filhos e que imaginam o ‘bebê ideal’. Eles escolhem a cor dos olhos, o tipo de cabelo e até as marquinhas de pele que querem”, revela.
Artista plástica leva de 10 a 15 dias para fazer cada boneco (Foto: Luiz Haab)Artista plástica leva de 10 a 15 dias para fazer
cada boneco (Foto: Luiz Haab/G1)
Verlânia diz que já enviou bonecos para todos os estados do Brasil. “A maior que já fiz foi uma menina de um ano, mas é possível fazer representações de prematuros e até com o tamanho de uma criança com cinco anos de idade”.
Construção

Os bonecos são construídos com diversos materiais, conforme explica a artista. A base do corpo é feita com panos. Os membros e a cabeça são de uma borracha resistente, produzida à base de vinil siliconado. Para preencher e dar peso real aos bonecos, que ficam entre 1 kg e 7 kg, ela usa areia ornamental. Depois de dar forma aos bebês, a próxima etapa é a pintura. Uma mistura de tintas é feita para encontrar o tom exato de pele escolhido pelo cliente. Também há detalhes minuciosos que dão ainda mais realismo, como veias e até marcas de nascença. O passo seguinte é o implante dos fios de cabelo, um a um, com ajuda de uma agulha especial – agulha alemã.

  O material usado para simular os cabelos dos bonecos é pelo de cabra Angorá. Os fios importados são bem finos e passaram por um tratamento para ficarem macios e recebem tonalizantes para alcançar a cor desejada.Para essa etapa do trabalho, a artista plástica conta com a ajuda de uma auxiliar. "No caso de uma boneca menor, um bebê de até cinco meses, por exemplo, levo uns quatro ou cinco dias para colocar todo o cabelo. Mas se é de um boneco maior, caso de um bebê de um ano, aí levo mais tempo. Preciso de mais de uma semana", conta a auxiliar Rafaela Fernanda Tofolo. Ainda segundo Verlânia, cada boneco leva de 10 a 15 dias para ficar pronto. Eles são vendidos na internet e custam em média R$ 1,5 mil. Em alguns casos, porém, o valor pode chegar a R$ 5 mil.
Luiz HaabDo G1 PR
Bonecos feitos com técnica inglesa já foram vendidos para todos os estados do Brasil (Foto: Luiz Haab)
Bonecos feitos com técnica inglesa já foram vendidos para todos os estados do Brasil (Foto: Luiz Haab/G1)







Nenhum comentário:

Postar um comentário