quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Hibribus passa a circular em Fortaleza a partir desta quarta-feira

De acordo com o fabricante, a maior vantagem do Hibribus está no quesito sustentabilidade
A partir desta quarta-feira, 12, passa a circular nas ruas de Fortaleza (CE), em fase de teste, o Hibribus. Segundo a empresa Volvo, responsável pela fabricação do equipamento, o veículo combina motor à diesel e elétrico, funcionando isolada ou simultaneamente e garantindo redução de 35% de combustível.
O Hibribus circulará na linha 075 (Campus do Pici/Unifor) durante o mês de fevereiro, com a mesma tarifa dos demais coletivos. Passageiros que utilizam a linha terão mais conforto, como a redução do barulho do motor, já que o ônibus híbrido não emite ruído. O que leva ainda a redução da poluição sonora, permitindo uma boa leitura ou a utilização de fones de ouvidos durante a viagem.
De acordo com o fabricante, a maior vantagem do Hibribus está no quesito sustentabilidade. O ônibus emite até 90% menos substâncias nocivas ao ambiente que os equipados com motor Euro 3, e até 50% menos que os propulsores Euro 5. A partida do veículo é dada exclusivamente com o motor elétrico, que continua em funcionamento até o ônibus atingir, aproximadamente, 20 km/h. Nas paradas, nos pontos de ônibus, semáforos ou congestionamentos, o bloco “convencional” é desligado e o elétrico mantém em funcionamento os sistemas auxiliares, como as luzes, o ar-condicionado e os letreiros.
Fabricado na cor verde, os passageiros precisarão ficar atentos na hora do embarque, que será realizado pela porta dianteira, pois o veículo segue os padrões de Curitiba, que conta com 30 veículos deste modelo na frota.
O POVO Online via Blog A Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário