segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A rocha sangrenta: Que criatura sinistra!

Sem-Título-2
Parece mesmo uma rocha com uma massa órgãos. Mas é um tunicado marinho, ou seja um Urocordado, um subfilo deanimais pertencentes ao filo chordata. Pode parecer estranho para você, mas estes animais são mais evolutivamente mais próximos de nós, seres humanos, do que um polvo, por exemplo. A maioria dos Urocordados é séssil, vivem presos a algum substrato se alimentando de sedimentos por filtração. Bem, mas que rocha viva é essa?
O nome científico é Pyura chilensis, um animal que costuma viver em grandes agregações de populações na costa do Chile e Peru. Por fora, parece uma rocha, com riqueza de detalhes, mas pro dentro é um tunicado como qualquer outro. Se alimenta por filtração de águas ricas em matéria orgânica e micro-organismos  É muito utilizada na gastronomia local, possui um forte sabor devido ao alto teor de iodo, mas a aparência sangrenta quando é cortado é devido ao vanádio, um metal secretado a partir do sangue.
Assim como todos os cordados, possuem notocorda em alguma fase da vida e uma faringe perfurada. Estranhamente, nasce macho e na puberdade se torna hermafrodita. Na reprodução costuma lançar nuvens de esperma e ovos na água esperando que se alto fecundem. Sua taxa de crescimento é impressionante e por mais que a pesca seja incessante, as populações só tem aumentado com o tempo.
Pode ser consumido seco, cru, frito ou cozido e supostamente é muito saboroso. No entanto, existe muita preocupação quanto a segurança do uso deste animal na alimentação por causa da sua alta concentração de vanádio. O vanádio é um metal pesado considerado tóxico em quando ultrapassa o níveis recomendados. A dieta média fornece pequenas quantidades de vanádio diárias que normalmente ficam entre 6-18 microgramas.
1337360049513
4_28
Angelmo_Cuelgas_de_Choritos
Quando são coletadas no mar, são limpas e vendidas assim, aos cachos, como se fossem cérebros de zumbi… Rss…
Fonte: Wikipedia
Do Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário