terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mulher passa 738 dias vivendo no alto de uma árvore para protegê-la de ser derrubada!

JuliaButterflyLuna1

Até onde vai o seu amor à natureza?  Talvez você não seja tão apaixonado e persistente como Julia Lorraine Hill (Julia Butterfly), uma ativista e ambientalista norte-americana que ficou conhecida depois que decidiu passar 2 anos vivendo em uma árvore condenada a ser derrubada. A sequoia vermelha, carinhosamente chamada de Luna com idade estimada de cerca de 1500 anos está localizada na Califórnia, Estados Unidos, e estava destinada a ser derrubada por uma madeireira. Júlia, que na época tinha 23 anos, subiu na sequoia em 10 de dezembro de 1997 e só desceu em 18 de dezembro de 1999, passando 738 dias morando em uma plataforma suspensa instalada na árvore.
Não foi nada fácil: ela enfrentou todas as ameaças do inverno que na época foi agravada pela passagem do El Niño. Se alimentava com a ajuda de uma pequena equipe e tinha pouco mais do que um fogareiro, uma bolsa hermética para fazer suas necessidades e uma esponja para se lavar utilizando basicamente água da chuva. Para carregar o telefone utilizava pequenos painéis solares e através dele dava entrevistas e se mantinha atualizada das negociações. Isso tudo a 50 metros do chão, numa plataforma de cerca de 3 metros quadrados com apenas uma lona que a protegia da chuva.
Júlia só colocou o pé no chão depois que firmou um acordo de proteção perpétua da sequoia gigante e também de uma área de 12 mil m² de floresta. Essa garota, não só salvou a árvore e a floresta como também revolucionou o movimento ambiental em todo o mundo. Nestes últimos dez anos Júlia se manteve firme com seus ideais, escreveu um livro chamado The Legacy of Luna (O Legado de Luna, disponível em onze línguas), participou da produção do filme “Luna”, e fundou a Engage Network, uma organização cuja missão é formar lideranças dispostas a trabalhar por um mundo melhor.
Como não poderia deixar de existir pessoas com sentimentos ruins, em novembro de 2000 um vândalo usou uma serra elétrica para tentar cortar esta árvore. Ferida, Luna precisou de cuidados de especialistas para resistir ao vandalismo mas só em 2002 o naturalista Paul Donahue confirmou que Luna felizmente, havia sobrevivido.
JuliaButterflyLuna4
JuliaButterflyLuna5
JuliaButterflyLuna8
JuliaButterflyLuna7
Nessa última imagem mostra o dia que Julia desceu da árvore!
JuliaDamageExaminePOOL2
Depois que Luna foi atacada por um vândalo ela precisou de muitos cuidados para suportar o vento.
Fonte: Hypeness Julia Butterfly via Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário