sábado, 5 de outubro de 2013

Siameses ganham expansor para cirurgia de separação no Recife

O pai Wilton Carlos beija os gêmeos siameses Davi e Saulo, que nasceram unidos pelo abdôme, na chegada também com a mãe, Karine Ramos, ao Imip, hospital no Recife onde terá início a cirurgia de separação. Na 1ª fase, será colocado um extensor de pele. (Foto: Guga Matos/JC Imagem/Estadão Conteúdo)
Antes do exame de rotina no Imip, Wilton Carlos beija os filhos Davi e Saulo, que nasceram unidos pelo abdômen (Foto: Guga Matos/JC Imagem/Estadão Conteúdo)
Os gêmeos siameses Saulo e Davi, que nasceram unidos pelo abdômen em maio, no Recife, ganharam os equipamentos que vão anteceder a cirurgia de separação. Os expansores, que estavam em falta no mercado brasileiro, foram doados por uma pessoa que não quis se identificar. Nesta sexta-feira (4), as crianças passaram por exames de rotina no Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), onde o procedimento será realizado. Os objetos serão colocados na barriga dos gêmeos para forçar o crescimento da pele. A intenção é fazer com que acabe sobrando tecido para fechar os corpos depois da separação.
Concluída esta etapa, que deve ocorrer nos próximos dias, a cirurgia deve ser realizada dentro de dois ou três meses. A novidade foi um alívio para a mãe dos bebês, Karine Medeiros. “Alguém que não quer se identificar que fez a doação do expansor. Eu tô muito feliz, não vejo a hora de acontecer. É o que quero. Hoje eu já vou dormir tranquila”, comemora. 
Karine Medeiros diz estar ansiosa pela cirurgia (Foto: Reprodução / TV Globo)
Karine Medeiros diz estar ansiosa pela cirurgia
(Foto: Reprodução / TV Globo)
O hospital declarou, por meio de nota, que os bebês estão aptos a passar pela cirurgia: “De acordo com o chefe da Cirurgia Plástica, Dr. Rui Pereira, os gêmeos siameses estão com boas condições clínicas para a necessária intervenção cirúrgica. Segundo o médico, todos os esforços possíveis estão sendo realizados para que a primeira cirurgia seja realizada na maior brevidade possível”, informa o texto.
Conforme o Imip, Saulo e Davi são unidos pela pele e fígado, sendo que outras partes podem ser identificadas durante a intervenção. Deverão ser implantados quatro expansores nos bebês, dois em cada lado. O procedimento exige uma pequena cirurgia, com anestesia geral e duração de aproximadamente duas horas.
A expectativa da mãe é que os expansores sejam colocados na próxima sexta-feira (11). “Estou apenas aguardando uma ligação do hospital”, afirma Karine, ansiosa. A família, composta por outros dois irmãos, de 1 e 4 anos, vive em uma casa simples na comunidade do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, e precisa de doações. Quem quiser ajudá-los, pode entrar em contato pelos telefones (81) 8320-0659 e 8530-1202.
Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário