sábado, 14 de setembro de 2013

Unidade prisional de Jucurutu, RN, cria fábrica de vassouras ecológicas

Do G1 RN
Presos do CDP de Jucurutu têm jornada de 8 horas de trabalho (Foto: Divulgação/Sejuc/RN)
Presos do CDP de Jucurutu têm jornada de 8 horas de trabalho (Foto: Divulgação/Sejuc/RN)
O Centro de Detenção Provisória de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte, deu início a um projeto chamado ‘Varrendo o Passado. Limpando o Futuro’, que trata da fabricação de vassouras feitas com garrafas pet. O projeto foi elaborado e é gerenciado pela Associação de Agentes Penitenciários do Seridó e Pastoral Carcerária do Seridó. Cinco internos trabalham na fabricação das vassouras.
O projeto, segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), tem ainda o objetivo de instalar uma fábrica-escola de reciclagem de plástico e garrafas pet nas dependências do CDP e ampliar a produção e o número de apenados trabalhando. A expectativa é que, em breve, outros 10 detentos também sejam inseridos no projeto, beneficiando ao todo 15 presos dos regimes fechado e semiaberto. Os internos estão sendo treinados e receberão conhecimento teórico sobre diversas áreas, como gestão de produto, marketing, gestão financeira e gestão da produção.
A jornada diária de trabalho é de 8 horas. Para cada três dias trabalhados, um é descontado do total da pena a ser cumprida. Os apenados receberão por cada vassoura produzida, mas o valor não foi divulgado. As vassouras ecológicas produzidas serão vendidas em diversos estabelecimentos comerciais de Jucurutu e região.
“Estamos fazendo a nossa parte, colocando os apenados para trabalhar. Assim, teremos alguma chance de os mesmos voltarem para a sociedade e seguirem a vida pelo caminho certo”, enfatizou Reginaldo Gomes, diretor do CDP de Jucurutu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário