sábado, 21 de setembro de 2013

Surfistas pedem controle de tubarões em praias de PE para evitar ataques

Foto exibida em redes sociais defendendo a pesca de tubarõesReprodução Facebook
Dois grupos pedem a liberação da pesca de tubarões em Recife e região metropolitana, em Pernambuco, com o argumento que é uma tentativa de controle da espécie para evitar novos ataques, como o que matou a jovem Bruna da Silva Gobbi, praia de Boa Viagem, em julho deste ano. Segundo o músico Raz Henrique, do movimento ‘surfe suicida’, o governo não assume medidas para evitar que novas mortes ocorram.
— Há 21 anos vem ocorrendo mortes por ataques de tubarões e o governo não faz nada. Proíbe-se a pesca, mas não tomam outra atitude. A tela de proteção nas praias nunca saiu do papel. O que queremos é que a pesca seja feita para diminuir a quantidade de tubarões nas águas rasas.
O grupo Pró Pesca também defende a liberação da caça aos animais nas águas pernambucanas. As espécies cabeça-chata e tubarão-tigre são as mais comuns na área das Praias de Boa Viagem até Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde existe sinalização indicando o perigo aos banhistas.
Fonte: R7
Do Blog:Os incidentes com os tubarões na Grande Recife começaram após um desequilíbrio ambiental provocado pelo homem,com a construção do Porto de Suape no início da década de 1990, que destruiu um complexo ecossistema de manguezais, área estuaria que fazia a ligação entre os rios e o mar. (Estuários são ecossistemas de uma biodiversidade imensa, servindo de berçário para dezenas de espécies, de caranguejos a aves marinhas, peixes ósseos e, é claro, tubarões), e que conjugou fatores locais específicos que aumentaram tremendamente a interação entre o homem e o tubarão e, consequentemente, os riscos de ataque. E, desde então, ataques de tubarão, com mutilações e mortes, passaram a ser um problema real que exigia soluções (foram 15 ataques somente em 1994). E para tratar do problema, pode-se atuar sobre duas pontas: os tubarões ou as pessoas.
 Claro que respeito a dor das famílias que perderam seus familiares, mas particularmente não concordo com a liberação da pesca, se já está mais do que comprovado que o problema dos ataques em Recife foi provocado pela interferência humana no ecossistema da região, porque o tubarão deverá assumir a culpa. É apenas mais um animal reagindo à interação com o homem, que invadiu e transformou seu ambiente natural. 
A única solução plausível é a educação e esclarecimento, pois a retirada desses grandes predadores será a ruína dos oceanos, por serem predadores topo de cadeia, os tubarões desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde e equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
O único ser vivo que mata por prazer é o ser humano, os animais matam para se alimentar ou para se defender.
"Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade." 
- Leonardo da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário