terça-feira, 12 de março de 2013

Jacaré que perdeu o rabo recebe prótese de silicone nos EUA

O jacaré 'Mr. Stubbs' ('Senhor Toco', na tradução do inglês), que recebeu uma prótese de rabo (Foto: Reprodução/YouTube)
O jacaré 'Mr. Stubbs' ('Senhor Toco'), que recebeu uma prótese de rabo (Foto: Reprodução/YouTube)

Um jacaré que perdeu o rabo durante uma briga com um rival, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro animal do gênero a receber uma prótese, informaram jornais americanos e europeus nesta segunda-feira (11). Chamado de "Mr. Stubbs" ("Senhor Toco", na tradução do inglês), o réptil tem nove anos e não conseguia nadar antes da prótese, segundo o jornal britânico "Daily Mail". Ele está recebendo "aulas" sobre como lidar com o objeto na água, dizem cientistas da sociedade.Mantido pela Sociedade de Herpetologia de Phoenix, no Arizona, o animal recebeu uma prótese feita de silicone e látex, leve o bastante para permitir que ele nade sem problemas e caminhe em terra firme.
"Ele provavelmente era muito jovem e alguém o colocou junto com um crocodilo maior, que deve ter arrancado o seu rabo", disse Russ Johnson, da Sociedade de Herpetologia de Phoenix. "Algumas espécies de jacarés são canibais. Portanto, se você é o menor e algum deles está faminto, você pode se tornar a refeição."
A prótese de rabo foi projetada usando câmeras infravermelho para registrar os movimentos do animal e o seu centro de gravidade. O objeto foi moldado para ter a aparência do rabo de um jacaré comum e se adequar ao tamanho de "Mr. Stubbs".
"O rabo é um elemento vital para um jacaré. Sem isso, ele não pode nadar, não consegue ir para a frente dentro da água. Ele apenas se debate e gira em círculos", afirmou Johnson ao "Daily Mail".
Conforme o jacaré for crescendo, será preciso trocar a prótese - os pesquisadores calculam que pelos próximos 60 anos será necessário fazer pelo menos 40 substituições.
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário