quinta-feira, 21 de março de 2013

Filhotes de dragão-de-Komodo nascem após incubação artificial

 Do G1, em São Paulo
Filhote de dragão-de-Komodo nascido em incubadora artificial (Foto: Juni Kriswanto/AFP)
Filhote de dragão-de-Komodo nascido em incubadora artificial (Foto: Juni Kriswanto/AFP)



















Sete filhotes de dragão-de-Komodo nasceram após incubação artificial em um zoológico na Indonésia, informaram agências internacionais nesta quarta-feira (20). O resultado dá nova esperança para a reprodução da espécie, classificada como vulnerável pela lista vermelha de animais ameaçados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).O porta-voz do zoológico, Anthan Warsito, afirmou em entrevista à AFP esperar que mais sete ou oito ovos venham a eclodir nos meses de abril ou maio.Os ovos eclodiram na última semana. O nascimento ocorreu em um zoológico de Surabaya, a leste da Ilha de Java, segundo a agência de notícias AFP. Foram sete nascimentos, de 21 ovos depositados em incubadoras entre setembro e outubro de 2012.
O dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis) pode chegar a medir três metros, sendo um dos maiores lagartos do mundo. A espécie, sobrevivente de eras pré-históricas, é capaz de derrubar um veado com golpes de cauda e de devorar uma cabra inteira, incluindo os chifres, segundo a AFP. Segundo o porta-voz do zoológico, restam apenas 5 mil animais na natureza, em particular na ilha indonésia de Komodo.
Filhotes de réptil recém-nascidos; ovos eclodiram na última semana, diz zoo (Foto: Juni Kriswanto/AFP)Filhotes de réptil; ovos eclodiram na última semana, diz zoo (Foto: Juni Kriswanto/AFP)
  •  
Dragões-de-Komodo adultos se alimentam em zoológico na Indonésia (Foto: Juni Kriswanto/AFP)Dragões-de-Komodo adultos se alimentam em zoológico na Indonésia (Foto: Juni Kriswanto/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário