quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

'Babá' de ursos cuida de 27 filhotes órfãos nos Estados Unidos


Do Globo Natureza, em São Paulo
Um homem que atua como "babá" de filhotes de ursos, no estado de New Hampshire, nos EUA, chegou a cuidar de 27 animais órfãos após um inverno rigoroso em 2012, informaram agências internacionais nesta terça-feira (19).
O cuidador Ben Kilham, o único licenciado pelo governo de New Hampshire para atuar com ursos, em geral protege de três a cinco filhotes por ano. Eles são levados para uma região de floresta nos arredores de sua casa. Kilham viu-se cuidando de 27 deles, vindos de diversos lugares do país, após vários animais adultos haverem morrido com o inverno rigoroso.
Ben Kilham junto com filhote de urso que recebeu cuidados, no estado de New Hampshire (Foto: AP)Ben Kilham junto com filhote de urso que recebeu cuidados, no estado de New Hampshire (Foto: AP)
"Eu não sabia o que esperar, conforme os ursos chegavam. A cada uma ou duas semanas eu recebia  ligações de gente dizendo que havia localizado um filhote abandonado", disse Kilham ao jornal britânico "Daily Mail".
Os filhotes ficaram abrigados na área de floresta de 32 mil m² durante 2012. Kilham atuou em conjunto com técnicos do governo do estado para libertar os animais em locais remotos de mata nos EUA quando eles chegaram à idade adulta.
Os ursos, que costumam hibernar no inverno, permaneceram ativos durante boa parte do período em que receberam cuidados, afirmou o cuidador ao "Daily Mail". "Eles se mantinham acordados. Sempre havia algum para puxar o outro que dormia, e logo, todos estavam de pé", disse.
  •  
Grupo de 12 ursos brincam e escalam árvores em floresta que serve de abrigo nos EUA (Foto: AP)Grupo de 12 ursos brincam e escalam árvores em floresta que serve de abrigo nos EUA (Foto: AP)
Filhotes de urso já crescidos, em foto de outubro de 2012, durante período de cuidados (Foto: AP)Filhotes de urso já crescidos, em foto de outubro de 2012, durante período de cuidados (Foto: AP)
Filhotes órfãos de urso acolhidos durante o inverno por Ben Kilham (Foto: AP)Filhotes órfãos de urso acolhidos durante o inverno por Ben Kilham (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário