sábado, 13 de outubro de 2012

Veja onde moram os políticos em Brasília

O Palácio do Alvorada é a residência oficial da presidente da República. É nesse espaço que Dilma Rousseff fica, quando não está trabalhando no Palácio do Planalto. Está localizado em uma península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte – bairros nobres de Brasília. No subsolo fica um auditório para 30 pessoas além da sala de jogos, almoxarifado, despensa, cozinha, lavanderia e a administração do palácio. No térreo, ficam os salões utilizados pela presidente para compromissos oficiais de governo. No primeiro andar que constitui a parte residencial do palácio, ficam as quatro suítes e salas íntimas.

Divulgação
O Palácio do Jaburu é a residência do vice-presidente. Michel Temer vive nesse espaço, localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e Alvorada. Ocupa um terreno de 190 mil metros quadrados. Assim como a residência oficial da Presidência, o Jaburu também foi projetado por Oscar Niemeyer.

Marina Marquez/R7
O presidente do Senado tem uma casa reservada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, que fica localizada em uma região conhecida como Península dos Ministros. A área ganhou esse nome porque reunia as residências oficiais de todos os chefes das pastas. No entanto, no governo Collor, a maioria das casas foi vendida para particulares. É  nessa casa que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AC), passa os dias quando está em Brasília.

Marina Marquez/R7
O presidente da Câmara dos Deputados também tem uma residência oficial na Península dos Ministros, no Lago Sul. É nessa casa que Marco Maia (PT-RS) passa os dias em Brasília, recebe as lideranças dos partidos em jantares de negociação e agenda reuniões. Assim que seu mandato como presidente da Câmara terminar, ele precisa deixar a casa para seu sucessor e deve ocupar um apartamento funcional reservado para deputados.

Marina Marquez/R7
Mesmo depois da privatização das casas dos ministros, algumas ainda continuam reservadas para os chefes das pastas. Nessa casa, na QL 12 do Lago Sul, mora o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Marina Marquez/R7
O comandante da Marinha do Brasil, Julio Soares de Moura Neto, é vizinho do ministro da Fazenda. É nessa residência, ao lado da residência de Guido Mantega, que o almirante de esquadra passa os dias em Brasília.

Marina Marquez/R7
A residência oficial do chefe da Casa Civil também fica na Península dos Ministros. Nessa casa já ficaram hospedados Antônio Palocci, José Dirceu e Dilma Rousseff. Hoje, é habitada pela ministra Gleisi Hoffmann, junto com o marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Marina Marquez/R7
Três casas depois da residência oficial da ministra da Casa Civil, vive Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores. A casa também fica na QL 12 do Lago Sul, em Brasília, na Península dos Ministros.

Marina Marquez/R7
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) mora nesta casa no Lago Sul, na mesma quadra da Península dos Ministros.

Carolina Martins/R7
Os deputados e militares têm direito a um apartamento oficial, onde podem morar com a família, sem pagar nada. Nessa quadra da Asa Norte, região central de Brasília, esses três prédios são reservados para pessoas que ocupam cargos públicos no governo.

Carolina Martins/R7
Nesse prédio, na quadra 105 da Asa Norte, moram advogados da Advocacia-Geral da União e juízes do Superior Tribunal de Justiça.

Carolina Martins/R7
No outro extremo da cidade, na Asa Sul – região central de Brasília – a quadra 311 tem três prédios reservados para deputados federais. São 72 apartamentos de aproximadamente 300 metros quadrados, com quatro quartos cada um.Nesse bloco moram os deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), Roberto Balestra (PP-GO), Oziel de Oliveira (PDT-BA), João Caldas (PEN-AL).
Carolina Martins/R7
Ainda na quadra 311 da Asa Sul, o bloco I também é reservado para deputados. Nesse prédio de seis andares, 23 dos 24 apartamentos estão ocupados. Alguns figurões da Câmara, como os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Fernando Francischini (PEN-PR) e o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), moram nesse prédio. 
É também nesse prédio que mora o réu do mensalão, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelos crimes de corrupção passiva, lavegem de dinheiro e peculato. Ele mora nesse apartamento, que tem 343 metros quadrados, no segundo andar do prédio. As janelas estão todas fechadas e, segundo os porteiros, ele não aparece desde o início do julgamento do mensalão.

Carolina Martins/R7
Uma quadra de esportes na frente e uma escola infantil ao lado compõem a vista do deputado Pedro Henry (PP-MT), acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrllha no processo do mensalão. Ele mora, de graça, em um dos 24 apartamentos funcionais reservados para deputados no bloco I da quadra 111 da Asa Sul. O deputado Davi Alves (PR-MA) é um dos vizinhos de Henry.

Fonte:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário