quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os recifes de corais estão perdendo a cor

Um dos resultados do aquecimento do oceano é o fenômeno do branqueamento (foto).
Pesquisadores e biólogos estão reunidos, nesta semana, no 12º Simpósio Internacional sobre Recifes de Coral para debater as ameaças que os recifes de corais enfrentam. Os cientistas são categóricos: a ação humana, e especialmente as mudanças do clima, estão colocando em risco esses importantes ecossistemas marinhos.
O simpósio divulgou uma declaração de consenso, assinada por mais de dois mil cientistas, culpando as mudanças climáticas causadas pelo homem pela destruição dos recifes, e pedindo ação imediata para proteger esse ecossistema. Segundo o documento, o oceano já esquentou 0,7 ºC com as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Cerca de 30% dos recifes de corais do mundo estão severamente degradados.
A temperatura mais elevada do oceano desencadeia um processo que faz com que os corais percam a cor. Esbranquiçados, eles acabam morrendo e desestabilizando o ecossistema, colocando em risco a biodiversidade marinha local. As previsões mais sombrias indicam que, até o final do século, a ação humana pode acabar com 90% de todos os recifes de corais do mundo.
Por isso os pesquisadores estão chamando a população e os tomadores de decisão para agir. A declaração de consenso pode ser assinada neste link.


Fonte: Biogil

Nenhum comentário:

Postar um comentário