quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nutricionista esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de chocolate

Chocolate diet, ao leite, meio-amargo, amargo ou branco? Saiba qual faz bem para sua saúde e qual a quantidade ideal.

Do G1 Bauru e Marília



Nutricionista tira as dúvidas sobre os diferentes tipos de chocolate.  (Foto: reprodução/TV Tem)

Desde o começo do mês de março uma tentação chama a atenção nos supermercados: ovos de chocolate. A Páscoa está próxima e para os que gostam de abusar nesta época, os cuidados podem acabar passando despercebidos. E a boa forma e a saúde podem sair prejudicadas.
G1 consultou a nutricionista de Bauru (SP) Sylvia Tosi para conhecer e entender um pouco mais sobre os chocolates, as diferenças entre os tipos, quais são mais saudáveis e quais são mais prejudiciais ao seu corpo.
Cuidado com o diet
Uma das discussões fica em torno dos chocolates diet. Sylvia explica que este tipo tem menos ou não tem açúcar e geralmente é direcionado aos diabéticos, mas o apelo sobre o fato de não ter açúcar pode enganar quem quer diminuir a ingestão de calorias. “O chocolate diet normalmente tem mais gordura para ficar com a consistência cremosa. Por isso é preciso comê-lo com cuidado”, completa.

Nutricionista alerta para os cuidados com chocolates diet.  (Foto: reprodução/TV Tem)
O chocolate ao leite, por exemplo, tem um grande valor calórico, mas em comparação ao diet é até menor. Em uma barra de 100 gramas ele tem cerca de 535 calorias, enquanto o diet tem até 565 calorias. Por isso, a nutricionista afirma: “não é bom ingerir muito chocolate de uma só vez. Coma um pedacinho por vez”.
Ainda existem chocolates diet sem gordura, direcionados às pessoas com doenças cardiovasculares e sem sal para os hipertensos. É importante checar os valores nutricionais na embalagem antes de consumir o produto.
Já o chocolate branco, pode ser ainda pior para sua saúde. Ele é constituído a partir de manteiga de cacau, por isso, além de ter maior quantidade de gordura e açúcar, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes.
Chocolate bom para saúde
O chocolate amargo, com 70 a 80% de cacau é mais saudável. A nutricionista afirma que “os cardiologistas até recomendam para comer diariamente”. Por conter uma quantidade maior de cacau em sua composição ele também apresenta maior quantidade de uma substância antioxidante e com isso, seu colesterol fica protegido.

Mas é claro, que apesar dos benefícios, os cuidados ainda não devem ser deixados de lado. Sylvia recomenda que em uma dieta de 1500 calorias diárias, apenas um quadradinho da barra seria o ideal a se comer. “Se a pessoa comer mais, é preciso fazer exercício e comer menos gordura naquele dia”, completa.
Silvia explica que o chocolate amargo é o mais saudável.  (Foto: reprodução/TV Tem)
Sylvia explica que o chocolate amargo é o mais saudável
(foto:reprodução TV/Tem)
A nutricionista ainda dá a dica para a Páscoa. “No domingo, evite comer frituras como, por exemplo, o famoso bolinho de bacalhau. É importante ter uma alimentação leve e saudável, substituindo a alimentação por grelhados, assados e saladas. Dessa forma, você pode até comer um pouco mais de chocolate sem culpas”.
Segundo Sylvia Tosi, seja lá qual for o tipo de chocolate escolhido, é preciso ter bom senso e comer com cuidado. “O chocolate tem muita gordura. Já estamos perto do inverno, as pessoas deixam a boa forma de lado nessa época e quando o verão chega é que percebem o que o excesso causou”. E completa com um conselho: “Dieta é diminuir as quantidades, inclusive do chocolate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário