quarta-feira, 11 de abril de 2012

Garoto de três anos sobrevive por 251 dias com coração artificial

Joe Skerratt teve uma doença chamada síndrome de Barth (Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC)
Joe Skerratt teve uma doença chamada síndrome
de Barth (Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC

Um menino britânico de três anos foi mantido vivo com um coração artificial por mais de oito meses, tempo considerado recorde para uma criança na Grã-Bretanha.
Joe Skerratt, de Kent, no sudeste britânico, foi diganosticado com cardiomiopatia dilatada, condição em que o coração tem dificuldades para bombear o sangue pelo corpo.
O menino foi temporariamente ligado a um coração artificial, que ficou com a função de transportar seu sangue enquanto esperava por um doador. Após 251 dias, no ano passado, ele finalmente obteve um transplante de coração.
A mãe de Joe, Rachel, disse que a família começou a perceber a 'personalidade dele voltar à vida' quando ele foi conectado ao coração artificial. Mas essa etapa foi apenas o começo de uma longa espera por um doador de órgão.
'Quando ele passou a marca de 200 dias ligado ao coração artificial, começamos a nos perguntar o que poderia ser feito caso não conseguíssemos (um doador). Mas no fundo sabíamos que não havia muito a ser feito', disse Rachel.
'No 251º dia, recebemos o telefonema que esperávamos. Havia um coração.'
Diagnóstico
O diagnóstico de cardiomiopatia foi feito quando Joe tinha apenas três semanas de vida. Pálido, ele foi levado ao hospital por seus pais, e um exame de raio-x mostrou que seu coração estava muito acima do tamanho normal. Os médicos identificaram que ele tinha um problema genético - a síndrome de Barth, que provoca fraqueza muscular, baixa estatura e dificuldades de alimentação.
Coração artificial fica acoplado a um dispositivo fora do corpo (Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC)
Coração artificial fica acoplado a um dispositivo fora
do corpo (Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC)
Em dezembro de 2010, o quadro era delicado: o coração de Joe estava começando a falhar, e os médicos descobriram que suas válvulas não estavam funcionando. O órgão havia aumentado ainda mais de tamanho, ocupando espaço demais em seu peito.
Dias depois, a criança sofreu duas paradas cardíacas enquanto estava no hospital. Foi transferida para o hospital londrino Great Ormond Street, onde seu coração parou pela terceira vez.
Estabilizado, ele foi conectado ao 'Berlin Heart', o coração artificial, que é do tamanho de uma geladeira portátil pequena.
Algumas crianças ficam ligadas ao aparelho por apenas poucas semanas; para outras, porém, a espera por um coração pode levar meses.
'Muito tempo conosco'
Após a cirurgia, o peito de Joe não foi fechado por quatro dias, e os pais puderam ver seu novo coração funcionando. 'Ver o órgão, de tamanho normal, batendo em seu peito, foi incrível', disse Rachel.
A primeira noite após a alta do hospital foi celebrada com a refeição favorita de Joe: pizza.
'Estamos realmente felizes com o fato de ele estar tão bem, depois de passar tanto tempo conosco no hospital', disse o cardiologista pediátrico Alessandro Giardini.
'Somos eternamente gratos à família do doador', agregou Rachel. 'Não podemos imaginar (a dor) pela qual eles passaram, mas sua generosidade durante um momento tão horrível foi incrível.'
Fonte: G1

2 comentários:

  1. Linda e comovente história... podemos imaginar a aflição dessa família, não é Fran? Espero que seja um final muito feliz!
    Passei por aqui pra deixar um bjoka pra ti!
    Deus te abençoe!
    Josi

    ResponderExcluir
  2. Nossa que historia, é o avanço da medicina.

    ResponderExcluir