segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pedro Arthur, símbolo de luta

Pedro Arthur e seu pai

Pedro Arthur, antes da cirurgia, 
com médico Roger Brock
   Símbolo da luta contra a meningite no Brasil e dono de uma força comovente, Pedro Arthur Diniz, de 8 anos, é a primeira criança da América Latina a receber um marcapasso diafragmático, equipamento que deve possibilitar a respiração sem ajuda de aparelhos. O garoto depende de respiradores artificiais desde 2004, quando contraiu uma meningite bacteriana pneumocócica, ele tinha apenas 1 ano e 6 meses. A cirurgia, realizada na manhã do dia 07 de janeiro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tem custo de R$ 500 mil e foi custeada pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SESMG), a partir de decisão judicial foi um sucesso. A principal preocupação era se o diafragma (principal músculo da respiração) do Pedro Arthur iria funcionar durante a operação. "O diafragma funcionou normalmente", disse o médico Rodrigo Sardenberg,responsável pela cirurgiaEm 15 dias, ele deve começar a fazer exercícios no músculo, para respirar sem a ajuda de aparelhos.
   "Quando recebemos a notícia de que a cirurgia foi um sucesso, foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Meu filho renasceu", disse o pai, Rodrigo Diniz, de 37 anos.
    Segundo o pai, agora Pedro poderá ter uma convivência social. "Vou poder levá-lo ao campo de futebol", afirmou. 
   O caso de Pedro é considerado raro pelo fato de a bactéria ter danificado a medula espinhal sem afetar o cérebro. Como sequela, ele sofreu paralisia dos membros (tetraplegia) e do diafragma, mas as funções cognitivas não foram prejudicadas. Atualmente, o menino respira por traqueostomia – em que um tubo é atravessado permanentemente em sua traqueia e conectado a um equipamento respirador –, que será removido com a cirurgia.
   Na véspera da operação, Rodrigo Diniz, pai de Pedro, se emocionou ao lembrar as conquistas pessoais do menino e as do Instituto Pedro Arthur, criado em 2006 por ele e pela mulher, Gabriela, com o objetivo de orientar a população sobre a meningite e de incluir as vacinas pneumocócica 10-valente e anti-meningococo C no calendário nacional. Com uma voz doce, Pedro confessou estar um pouco ansioso com a cirurgia, mas disse que seus pais haviam explicado como seria a operação. Prestes a ganhar um irmãozinho – que já ganhou o nome de Bernardo, escolhido por ele em homenagem ao médico Bernardo Vinícius Gontijo, que o acompanha em Belo Horizonte –, Pedro espera estar bem para voltar aos estudos do 3º ano do ensino fundamental. 
   

Contudo, a família tem agora outra preocupação. Durante a ida a São Paulo, a cadeira de rodas do garoto quebrou e Pedro Arthur precisa de uma nova cadeira de rodas. Quem quiser ajudar, os contatos são institutopedroarthur@hotmail.com ou (11) 9612-4908 e a conta é: Caixa Econômica Federal, agência 0081, conta corrente 3800-1, operação 013. (IC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário