sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A arte escondida das frutas

Um livro recém-lançado em Londres traz imagens microscópicas de frutas para mostrar os mecanismos usados por cada uma para garantir sua sobrevivência.

O livro Fruit: Edible Inedible Incredible (Frutas: Comestíveis, Não Comestíveis Incríveis) revela detalhes microscópios de diversas frutas. Na foto, um morango.

A foto mostra a superfície do pêssego. É possível observar os pêlos presentes na casca da fruta, de diversos tamanhos. Os pontos vermelhos são poros de respiração.

O livro Fruit: Edible Inedible Incredible, de Wolfgang Stuppy e Rob Kesseler é uma publicação da Papadakis Publisher, de Londres.

Da família das framboesas e das amoras, esta fruta produz vários pequenos gomos e tem um caule coberto por pêlos um pouco espinhosos.

A foto mostra os detalhes internos de um limão francês, também conhecido como limão vinagre. A fruta é muito aromática devido aos óleos produzidos pelas glândulas presentes na superfície.

A parte interior da Casca D'Anta guarda as pétalas, que circundam o centro da flor. No meio, é possível ver o carpelo e os óvulos, que se transformarão em sementes.

A foto mostra um figo cortado ao meio. Por causa do corte, é possível ver as flores guardadas no interior da fruta. As imagens foram feitas em um elétron-microscópio e depois coloridas.


Um comentário: