terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro Rosa - alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama


Conhecida como Outubro Rosa, a iniciativa consiste em deixar, durante a noite, locais públicos como Centro Administrativo Municipal, Casa da Cultura, Hospital Municipal, praças , Mercado Municipal e Igrejas iluminados em tons cor-de-rosa.

O ato simbólico chamará a atenção de quem passar pelos locais a partir de sábado (1°). A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama.
Outubro é o mês mundial de conscientização sobre câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece sendo o primeiro entre as mulheres.

No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. 

Tem cura em 95% dos casos que forem diagnosticados precocemente, como já aconteceu com muitas mulheres que enfrentaram esta doença e venceram a luta.

Sintomas e fatores de risco
Além do aparecimento de nódulos no seio e na região da axila, os principais sinais da doença, cuja incidência cresce em mulheres a partir dos 35 anos, são alterações no formato, na coloração e na textura da mama. Os mamilos podem ainda retrair-se, inchar-se ou apresentar secreção. 
Para prevenir a enfermidade é recomendado praticar exercícios físicos com regularidade, não fumar e adotar uma dieta equilibrada, sem o consumo de bebidas alcoólicas. Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, com histórico da doença na família e que não tiveram filhos ou foram mães após os 30 anos devem ficar atentas. A exposição excessiva a tratamentos com Raio X e estrógeno também se constituem em fatores de risco.
Detecção e tratamento
Embora amplamente divulgado pela mídia, o autoexame não é indicado pelo INCA, pois pode aumentar o número de biópsias desnecessárias e trazer uma falsa sensação de segurança à mulher. A maneira mais eficaz de detectar a doença é através de consultas com profissionais qualificados. O exame clínico das mamas deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres que têm entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, a mamografia (raio-x das mamas) deve ser realizada a cada dois anos, ou de acordo com prescrição médica. 
Uma vez constatada a presença de uma lesão suspeita, o médico indicará uma biópsia, que determinará se o tumor é maligno ou não. Caso o resultado seja positivo, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia e através de intervenções cirúrgicas para remover o nódulo. A mastectomia (retirada total da mama) é indicada somente em casos mais graves.

Divulguem no seu cantinho também, vamos juntas lutar contra este mal que atinge tantas pessoas,mulheres principalmente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário