terça-feira, 5 de julho de 2011

Reciclagem de lixo e coleta seletiva (Muito bom!)

 
 
A situação ambiental em que se encontra o nosso planeta exige cada vez mais que o homem tome as medidas corretas na busca de soluções ambientais, é o caso da Reciclagem e da Coleta Seletiva. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção. Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. É importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença.  A idéia é construirmos um mundo melhor e acredito que “um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável.
Símbolo internacional da reciclagem
 E o que é reciclagem?

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento ou incineração. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características.

 E o que é Coleta Seletiva?
  É o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Importância e vantangens da reciclagem e da coleta seletiva
      Atividades como campanhas de  coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. A reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil. Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. 
      Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo. O lixo orgânico (restos de alimentos orgânicos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, papel, madeira, ossos, sementes, etc.), é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser usado na agricultura.
    Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.





"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)
 

3 comentários:

  1. Olá, passando aqui pra agradecer a visita no meu blog e falar que eu estou te seguindo...
    espero que volte mais vezes!

    obriigada!

    beeijinhos ;*

    ResponderExcluir
  2. achei linda tua filha,estou a seguir segues de volta?
    http://teenagersmind-belllaflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. obg por seguir linda,adorei teu comentario,bjs

    ResponderExcluir