sábado, 9 de julho de 2011

Como descartar cada lixo!

Como descartar cada lixo:
O primeiro passo é separar o lixo orgânico do lixo reciclável e devemos começar na nossa própria casa, separando as embalagens secas dos resíduos úmidos; a maior parte dos objetos jogados no lixo não estão sujos, mas tornam-se sujos ao serem misturados com o lixo orgânico. E então se torna muito difícil separar estes objetos para um bom aproveitamento. O material úmido (restos de alimentos, líquidos em geral) contamina o material seco (papel, plástico, etc.), prejudicando a separação e a qualidade na reciclagem. Se o material reciclável for descartado corretamente, possibilitaria um maior aproveitamento e a quantidade de lixo que não pode ser reciclado seria muito menor.
Pilhas e baterias também são separados (você pode devolvê-las ao fabricante ou em postos autorizados para que as enviem para reciclagem), pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente. 
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração.Os remédios, despeje o que sobrar no vaso sanitário e encaminhe as embalagens (papel, plástico e vidro) para a coleta seletiva e leve os comprimidos e seringas para hospitais públicos. 
          O isopor pode ser colocado junto aos plásticos. Bandejinhas de isopor que estiveram em contato com alimentos não são recicláveis; as lâmpadas precisam ser embrulhadas e descartadas no lixo comum ou entregues às ONGs especializadas em receber lâmpadas; restos de alimentos, uma alternativa é enterrar e usar como adubo. Onde não há terra para isso, os restos vão para o lixo comum;         
O óleo vegetal ou óleo de cozinha é extremamente poluente. Por isso, o descarte consciente deste resíduo é necessário para evitar a contaminação dos rios, não devemos jogar o óleo de cozinha usado na pia, ralos, vaso sanitário e despeja - lo sobre a terra ou derramá-lo dentro do saco de lixo acaba criando uma camada impermeável sobre a superfície, facilitando a ocorrência de enchentes, podendo poluir as águas do subsolo dos rios. O correto é destinar o óleo para alguma empresa ou ONG especializada na coleta que reaproveite o óleo para fazer sabão ou fabricantes de biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros usos. Em geral pagam por litro fornecido, dependendo do volume e distância. Outra opção é doar o óleo usado para cooperativas de catadores ou fazer sabão caseiro. O pequeno consumidor deve armazenar o óleo usado, depois de frio, em garrafas pet ou de plástico, que evitem o vazamento de seu conteúdo. Não existe uma quantidade mínima a ser descartada, mas é aconselhável que o vasilhame não ultrapasse 3 litros. Já para grandes empresas, bares, lanchonetes e restaurantes, o óleo deve ser armazenado em recipientes plásticos de 50 litros.
 Existem diversos postos que você pode depositar o seu lixo, basta prestar atenção nas cores das lixeiras: verde (vidro), azul (papel), amarela (metal) e vermelha (plástico); procure diminuir a quantidade de lixo, compre apenas o necessário, reutilize embalagens como latas (você pode transformá-las em porta-lápis); escolha produtos com embalagens de vidro, que pode ser reciclado mais facilmente do que o plástico. 
Ter a consciência de que o lixo é o maior destruidor da natureza é um bom motivo para se preocupar em jogar os resíduos nos lugares certos para que sejam reaproveitados. Pesquise em sua cidade qual o programa de reciclagem que a prefeitura dispõe aos moradores. 
Os resíduos que demoram mais tempo para se decomporem são: pilhas (100 a 500 anos); guardanapos de papel (3 meses); sacos e copos de plástico ( 200 a 450 anos);  garrafas e frascos de vidro ou plástico (tempo  indeterminado); fósforos ( 2 anos); embalagem de papel (1 a 4 semanas); latas de alumínio (100 a 500 anos) e pontas de cigarro (2 anos).
TODOS JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR

Um comentário:

  1. Oi, adorei seu blog. Dicas muito importantes e atualizadas. Todos deveriamos nos atentar mais com o que fazemos a natureza. Preservar a natureza é prezervar a vida.
    Gostei muito e estou te seguindo. Deixo um convite para que conheça o meu blog...
    http://lelaholtz.blogspot.com/
    Se gostar, pode seguir tb.
    Bjos,
    Lela.

    ResponderExcluir